Cada parede que cai leva ao chão, uma parte da história de seus ex-alunos, muitos conhecidos em todo o país, como o padre Juarez de Castro
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
História de Lavras - por Eduardo Cicarelli:
No dia 8 de setembro de 1941, os lavrenses recebem a boa notícia de que a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundou em Lavras uma instituição de ensino que foi denominado de Colégio Nossa Senhora Aparecida.
Rapidamente a escola cresceu e, no dia 9 de setembro de 1954, 13 anos após sua fundação, a instituição foi considerada de utilidade pública municipal, era o reconhecimento das autoridades lavrenses com o colégio mantido pela igreja católica em Lavras.
Muitas pessoas que passaram pelas carteiras do Colégio Aparecida se destacaram em diversas áreas, inclusive no setor religioso, destacamos dois deles: Juarez de Castro que hoje é um padre conhecido em todo o país, e Dom José Antônio do Couto, que nasceu em Formiga, mas estudou em Lavras no Seminário Menor e no Colégio Aparecida.
Em 3 de julho de 1974, o Papa Paulo VI nomeou bispo Coadjutor da Diocese de Taubaté, ele exerceu suas funções até 1981, quando pediu renúncia devido a suas condições de saúde. Dom José Antônio do Couto faleceu em 30 de julho de 1997, aos 70 anos, em Taubaté (SP).
Passados 44 anos de sua fundação de bons serviços prestados à educação em Lavras e toda região, no dia 26 de outubro de 1985, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Santo Amaro (SP) comunica à comunidade lavrense que havia decidido pelo fechamento definitivo do Colégio Nossa Senhora Aparecida por motivos de dificuldades financeiras.
A noticia deixou todos abalados, pois, além de ser uma das instituições de ensino respeitada, fazia parte da história de muita gente que estudou e recebeu uma formação católica.
A estrutura física foi alugada para outras instituições de ensino, como a Escola Cooperativa de Ensino e Integração (ECEI), que permaneceu naquele local por muitos anos.
Uma parte das dependências foi alugada para alojamento, escritórios e outros, até ficar abandonada e ir deteriorando.
Agora, o Colégio Nossa Senhora Aparecida está sendo parcialmente demolido pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que, segundo explicações, se transformará, temporariamente, num estacionamento rotativo.
.