Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 12/11/2024 16:19 - Atualizada em: 13/11/2024 10:05
Programação do Mês da Consciência Negra em Lavras começa nesta quinta-feira

Atividades culturais serão apresentadas em Lavras durante este mês de novembro, mês da Consciência Negra

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Ativistas e membro de movimentos negros organizados, consideram que o dia 13 de maio de 1888 não representa a abolição da escravatura, para eles, o dia 13 de maio representa uma pauta que manifesta o interesse de uma sociedade branca, e se concretiza em um ato no qual se assina uma lei com dois inexpressivos artigos que não dizem nada sobre a inclusão política e social dos negros quanto cidadãos.

A data que hoje é a mais representativa é o dia 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra, o dia 20 de novembro é feriado em mais de mil cidades brasileiras e uma referência à morte de Zumbi de Palmares, pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade, segundo registros históricos.

Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff, por meio da Lei n. 12.519, oficializa o "Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra".

Ter um mês da Consciência Negra é necessário para marcar a importância das discussões e ações de combater o racismo e a desigualdade social, além, claro, de promover e celebrar a cultura afro-brasileira. É no mês de novembro quando temas e pautas raciais vêm à tona com mais força, tanto na mídia quanto nas redes sociais.

Em Lavras, o Mês da Consciência Negra tem uma extensa programação que começa na quinta-feira, dia 14, com a Quinta da Cultura, quando será lançado o novo EP de Binho Sebá, com show no pátio "Homero Faria", a partir das 20h.

No dia 19, Dia da Bandeira e véspera do Dia da Consciência Negra, terá a abertura da mostra com desenhos dos alunos do Núcleo Educacional Crescer, na Casa da Cultura. A exposição fica em cartaz até o dia 22.

Na quarta-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra e Dia de Zumbi, o público poderá assistir o Festival Hip-Hop na quadra poliesportiva do bairro Vista Alegre, o evento começa às 14h e se estenderá até às 22h.

No dia seguinte, dia 21, às 17h, os alunos da escola municipal "Sebastião da Cruz Botrel" vão visitar a Casa da Cultura para poder, entre outros, apreciar os desenhos dos alunos do Núcleo Educacional Crescer e assistir a uma palestra.

Também no dia 21, quinta-feira, será lançado o livro de poesias dos alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), da escola estadual "Firmino Costa", na Casa da Cultura, às 19h, com apresentação do Coral Meninas Cantoras de Lavras.

No sábado, dia 23, Mostra a Voz das Minas na Casa da Cultura, às 18h, com a exibição do filme A Voz da Mina e apresentação da DJ Nanda Chita. No dia seguinte, domingo, dia 24, será realizada a Lavagem da Escadaria do Cruzeiro, um local icônico para a comunidade negra lavrense, pois naquele local no dia 26 de junho de 1839, era executado a forca o escravo Joaquim Congo.

Após a cerimônia da Lavagem da Escadaria do Cruzeiro, às 16h, todos participarão de um cortejo até a Capela dos Santos Pretos, que fica na rua Alfredo Marani, em frente ao terreiro Castelo de São Jorge, no bairro Cruzeiro do Sul. Naquele local haverá uma roda de samba, para encerrar a programação do Mês da Consciência Negra em Lavras.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras