Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 11/11/2024 13:39 - Atualizada em: 11/11/2024 18:29
Relatos de tremores de terra foram registrados em Lavras e mais 25 cidades

Sismógrafo é o aparelho que registra os abalos sísmicos

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Na noite de sábado, dia 9, moradores de 26 cidades, incluindo Lavras, relataram que sentiram um tremor de terra, os relatos foram entre 22h de sábado até às 2h da madrugada de ontem, domingo, dia 10. Os relatos foram publicados na plataforma do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Os moradores que reportaram a plataforma do Centro de Sismologia da USP são das cidades de Lavras, Alfenas, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Boa Esperança, Botelhos, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Conceição Aparecida, Coqueiral, Delfinópolis, Guaxupé, Ilicínea, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Santana da Vargem, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, Três Pontas e Varginha.

Segundo os relatos, moradores de prédios mais altos foram os que sentiram mais o tremor, segundo eles, a intensidade foi de fraca a moderada. Apesar do grande número de relatos, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo ainda não se manifestou.

Lembrando que na sexta-feira, dia 8, foram registrados quatro tremores no Chile e no Equador e ontem, domingo, o fenômeno ocorreu em Cuba. Os cinco tremores foram de média e alta magnitude.

Os tremores geraram preocupação na região, porém, ainda não há confirmação oficial de tremores no Sul de Minas ou da intensidade nas cidades relacionadas na região. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo e o Observatório Sismológico (SIS/UnB) ainda não se pronunciaram sobre as ocorrências no Sul de Minas.

Em Lavras, no dia 8 de julho de 1980, uma forte explosão misteriosa foi ouvida na cidade e toda região; algumas pessoas chegaram a afirmar que uma aeronave, possivelmente de combate, havia soltado uma bomba nas proximidades da serra da Bocaina, outras diziam ser na serra de Ingaí. A explosão misteriosa foi investigada por policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, porém, até hoje nada foi esclarecido. O Ministério da Aeronáutica desmentiu a versão das testemunhas a respeito do avião de combate.

Passados 13 anos, no dia 9 de novembro de 1993, por volta das 16h15, uma fortíssima explosão seguida de um tremor foi ouvida e sentida por toda cidade de Lavras e circunvizinhas, um fenômeno até hoje sem explicação. O Ministério da Aeronáutica informou que nenhuma aeronave havia sobrevoado Lavras ou cidades vizinhas naquele dia.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras