Estação de Embarque e Desembarque do aeroporto de Lavras
O governo do Estado quer ampliar a malha aeroviária em Minas e pretende ligar, através de voos comerciais regulares, Belo Horizonte com mais 18 cidades do interior até 2015. Segundo o subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antonio Athayde, até 2015 os aeroportos de 30 cidades do interior deverão estar prontos para receberem voos comerciais. Atualmente, além do aeroporto da Pampulha, apenas 11 municípios possuem aeroportos que abrigam voos de companhias comerciais.
O governo tem um levantamento de potencialidade de rotas comerciais e estão na lista as cidades de Capelinha, Curvelo, Divinópolis, Guaxupé, Ouro Fino, Passos, Piumhi e Lavras; é bastante possível que estas cidades sejam contempladas com os voos regulares. Hoje, o Estado conta com 82 aeroportos, mas nem todos têm voos comerciais.
O especialista Hugo Ferreira Braga Tadeu, professor de logística da IBS/FGV, disse que a falta de infraestrutura em muitas cidades limita o lançamento de rotas pelas companhias aéreas regionais, como é o caso da Trip e Azul. Em março deste ano, voos foram suspensos em São João del-Rei, Patos de Minas e Diamantina, já que os terminais não atendiam às condições estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre os problemas, estava a falta de brigada de incêndio.
A maioria dos terminais no interior de Minas conta com poucos voos diários e somente uma empresa atuando. Assim, as passagens aéreas para rotas fora das capitais são caras e não atendem à demanda de empresários que precisam se deslocar pelo Estado. Athayde não divulgou o nome das cidades que poderiam ser beneficiadas. "Estamos fazendo diversos estudos e não podemos criar expectativas para os municípios", justifica.