Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/05/2024 14:47 - Atualizada em: 20/05/2024 13:20
Morre em Belo Horizonte, o lavrense e ex-secretário de Estado Aloísio Teixeira Garcia
Aloísio Garcia foi deputado estadual e secretário de Estado por duas vezes

A morte de Aloísio Teixeira Garcia deixa enlutado todo o Estado de Minas Gerais, ele foi historiador, professor, político e escritor

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
.

Faleceu hoje, domingo, dia 19, em Belo Horizonte, o ex-deputado e ex-secretário de Estado da Educação Aloísio Teixeira Garcia.

Natural de Lavras, Aloísio nasceu no dia 27 de abril de 1944, foi estudante do Instituto Gammon. Ele se formou em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aloísio tinha 80 anos.

Além de deputado estadual e ex-secretário de Estado de Educação, foi diretor-adjunto do antigo Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), foi também secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, presidente do Centro Universitário (UNA) e presidente da mantenedora da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu.

Aloísio foi coordenador-geral dos Programas Especiais do Ministério da Agricultura, foi Secretário Particular do Ministro da Agricultura Amauri Stábile, foi Secretário Executivo do Fundo Federal Agropecuário, Presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), criador do Jornal Rural, presidente da Cobal (Companhia Brasileira de Alimentos), Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN) e outros cargos expressivos em órgãos ligados a agricultura.

Foi também Chefe de Gabinete do Ministro de Indústria e Comércio Murilo Badaró. Como deputado estadual foi membro efetivo da Comissão de Agropecuária e Política Rural de Minas Gerais. Ele era escritor e deixou livros publicados, com destaque para Poesias Tardias, lançado em 2011 e que teve grande aceitação e tiragem.

Ele era acadêmico e membro da Academia Mineira de Letras, onde ocupava a Cadeira 36. Na AML ocupou a Secretaria Geral, foi também Membro Honorário da Academia Sanjoanense de Letras, Sócio Honorário da Ação Beneficente Senador Accioly Filho, no Distrito Federal, Professor Honoris causa da Universidade Champagnat, em Mendonza, na Argentina, Membro do Conselho Editorial da Revista Banco de Ideias e Membro do Conselho Editorial da Revista Pensar Acadêmico da Faculdade de Ciências Contábeis (Facig).

Uma solenidade de despedida do lavrense Aloísio Teixeira Garcia será realizada hoje, dia 19, das 16h às 20h, na Capela Metropax, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, em seguida, o corpo será levado em cortejo até o Crematório de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras