Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/06/2024 12:49 - Atualizada em: 23/06/2024 09:50
Queima da tradicional fogueira de Ingaí, evento que se repete há 92 anos, será neste domingo

O evento tornou Ingaí uma cidade conhecida em toda Minas Gerais. Imagem extraída da página da Diocese de São Joao del-Rei. Foto de Gilson Nogueira, um dos maiores divulgadores de Ingaí, falecido em 2021

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 .

Uma das festas juninas mais aguardadas da região é a tradicional Festa de São João Batista, a conhecida festa da Fogueira de Ingaí, um evento que se repete desde 1931, portanto, há 92 anos. Este ano a festa começou na quinta-feira, dia 20, e se estende até o dia 24, dia em que se celebra o padroeiro, mas amanhã, 23, domingo, que é o ponto alto da festa: a queima da fogueira.

A fogueira, uma das mais altas de Minas Gerais, tem uma altura que equivale a um prédio de 15 andares, com quase 40 metros. A festa ganhou uma importância no calendário que se tornou cultural, do patrimônio municipal e figura no calendário estadual de eventos.

Todos os dias de evento são celebradas missas em homenagem ao santo padroeiro às 19h, depois tem apresentação de shows musicais a partir das 21h. O público da cidade e os turistas, que lotam Ingaí nestes dias de festa, principalmente no dia da queima da fogueira, têm dezenas de atrações, como barraquinhas, praça de alimentação, jogos eletrônicos e outros.

Para se chegar no patamar que hoje é a festa, conhecida em todo o estado, tudo começou com um acidente natural: segundo os historiadores da cidade, na década de 30, uma tempestade de raios desabou sobre a pequena Ingaí, muitas casas foram atingidas e também a torre da igreja daquela cidade. Assustados, os moradores da cidade fizeram uma promessa a São João: reconstruíam a torre da igreja e fariam uma fogueira todos os anos, para que nunca mais caísse sobre a cidade uma tempestade como aquela.

A cada ano a fogueira crescia em altura, até que chegou num ponto que ela parou de crescer por questão de segurança e também por questão de logística. Ela tem como base 4 toras de eucaliptos e a lenha e toda mão de obra ficam por conta da prefeitura. A fogueira é queimada apenas em uma noite e posteriormente a população pode levar o carvão para casa. A brasa fica no local durante cerca de 15 dias.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ingaí, com o apoio da Polícia Militar e da Câmara Municipal. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras