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A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta que estelionatários e pessoas de má-fé estão usando diferentes abordagens para aplicar golpes no Sul de Minas. Para evitar se tornar vítimas, os clientes devem ficar atentos e confirmar a legitimidade de eventuais cobranças por meio dos canais de atendimento oficiais da companhia.
De acordo com a Cemig, as fraudes mais comuns são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e códigos de pagamentos falsos. Além disso, o roubo de celulares também está sendo frequentemente usado para roubo de dados e transferências pelos criminosos, segundo dados das autoridades. Dessa forma, a Cemig alerta para os golpes envolvendo as faturas de energia.
Normalmente os vigaristas acionam pessoas que possuem um bom histórico de pagamento ou que já estejam com suas contas quitadas, pois assim terão maior chance de sucesso no golpe. Caso o cliente sinta que possa estar caindo em um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança, através dos meios oficiais de atendimento comercial. Caso seja uma busca na Internet, utilizar sempre o site oficial da Cemig.
Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o WhatsApp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito. Caso o cliente não tenha tomado essas medidas de segurança, recomendamos o acionamento à Polícia Civil para emissão de Boletim de Ocorrência visando o mapeamento desse tipo de ação e eventual ressarcimento dos danos causados pelos criminosos.
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