Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 27/05/2024 21:31 - Atualizada em: 28/05/2024 14:12
Prefeitura de Lavras está contratando empresa de drones para ajudar no combate a dengue

Tecnologia aliada ao combate ao mosquito Aedes aegypti será usada em Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
.

A Prefeitura de Lavras está investindo em serviços de drones de alta tecnologia para ajudar no combate a dengue no município. Os equipamentos de grande autonomia de voo irão monitorar áreas de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika, Chikungunya, febre amarela e outras doenças tropicais. Essa inovação já está sendo aplicada em várias regiões de Minas Gerais e apresentando resultados promissores.

Os novos drones que estão sendo contratados pelo município possuem um alcance estendido que permite atingir áreas de difícil acesso, complementando o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Estes sofisticados equipamentos são capazes de mapear e georreferenciar possíveis criadouros do mosquito, proporcionando uma visão detalhada das áreas de risco.

Os drones sobrevoam as áreas e capturam imagens de alta definição, que depois são analisadas minuciosamente por especialistas e os dados são transmitidos para as equipes municipais, permitindo uma ação mais eficaz e direcionada na eliminação dos focos. Mas a missão dos drones vai além da simples identificação de criadouros. Eles são essenciais para o mapeamento das áreas de risco e para fornecer dados precisos que possibilitam uma resposta rápida e eficiente das equipes de saúde.

A tecnologia embarcada nesses veículos aéreos não tripulados (VANTs) fortalecerá significativamente as ações de detecção, tratamento e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença que está assolando todo o Brasil.

O município está usando recursos destinados pelo governo do Estado, que destinou um total de R$ 30,5 milhões anuais para que municípios e consórcios intermunicipais de saúde contratem empresas especializadas na operação dos drones. Essa iniciativa foi regulamentada através de Resolução da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em setembro do ano passado e prevê a continuidade dos repasses até 31 de dezembro do próximo ano, investimento este que assegura que o projeto terá continuidade e que os drones continuarão a ser uma ferramenta vital no combate ao mosquito.

Lavras já recebeu parte dos recursos e está em processo final de contratação de uma empresa especializada para a operação dos novos drones, através de processo licitatório. Hoje, segunda-feira, dia 27, foi realizada uma apresentação do equipamento no auditório da prefeitura para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o evento, foram demonstradas as capacidades dos drones e a forma como eles serão integrados nas ações de combate à dengue no município.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras