Imagem ilustrativa extraída do site Rota de Fuga
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Os dezenove radares instalados na rodovia Fernão Dias, a BR-381, deveriam começar a multar na segunda-feira, dia 17, mas isso não aconteceu porque tiveram a data de início de punição adiada para fevereiro de 2015. Os aparelhos foram instalados em fevereiro deste ano, mas pendências e a burocracia entre a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atrasam o início da fiscalização. A Polícia Rodoviária Federal alega que os equipamentos estão em fases de testes. Do total de radares, sete estão no Sul de Minas.
De acordo com a Autopista Fernão Dias, concessionária que administra a rodovia entre Belo Horizonte e São Paulo, mesmo não operando os radares conseguiram reduzir o número de acidentes em 20%. A simples instalação dos aparelhos já funciona de forma intimidadora. Ainda de acordo com a Autopista Fernão Dias, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 1.544 colisões que resultaram em 32 mortes. Em igual período no ano passado este número foi superior, foram 1.850 batidas com 40 mortes.
Saiba a localização dos radares fixos na Fernão Dias, de Belo Horizonte para São Paulo (pista Sul) e vice versa (pista Norte): km 483,7 pista Sul Betim; km 493,290 pista Norte Betim; km 525,350 pista Sul Brumadinho; km 528,350 pista Norte Brumadinho; km 568,890 pista Norte Itaguara; km 618,360 pista Norte Oliveira; km 643,224 pista Sul Santo Antônio do Amparo; km 653,740 pista Sul Santo Antônio do Amparo; km 712,760 pista Norte Carmo da Cachoeira; km 886,250 pista Norte Estiva; km 907,720 pista Norte Cambuí; km 920,8 pista Sul Camanducaia; km 923,380 pista Sul Camanducaia.