Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 21/09/2014 00:54 - Atualizada em: 21/09/2014 10:44
Situação preocupante: Lavras vai ficar sem água se população não colaborar
Balsa com bombas de captação de água no rio Grande já está no fundo do rio

Onde era rio, as pessoas andam sobre a areia quente; o rio Grande se tornou um córrego que serpenteia no meio da calha que antes era só água. Fotos: Jornal de Lavras

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A situação com a falta de água em Lavras é tão dramática que até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teve que ser envolvido. Como nesta época que antecede as eleições, qualquer publicação do governo é proibida para não caracterizar propaganda política e até mesmo as viaturas da Polícia Militar tiveram os triângulos estilizados, símbolo do Governo de Minas, arrancados, a falta de água em Lavras fez com que o TRE avaliasse a situação e liberasse uma publicação nos jornais da cidade que estão circulando neste sábado, dia 20.

A situação é muito séria, ela não é percebida pelos moradores da cidade, que quando querem lavar um prato ou um copo, simplesmente abrem a torneira e a água cai. Porém, esta situação poderá mudar se não chover nos próximos dias.

Lavras tem três mananciais de onde são captadas as águas que abastecem a cidade: ribeirão da Água Limpa, ribeirão Santa Cruz e a do rio Grande, onde existe mais abundância de água, pelo menos existia.

A água é bombeada por máquinas sugadoras que ficam sobre uma balsa no meio do rio. A água é captada pelas bombas e sai do rio através de três canos sintéticos flexíveis. No meio dos canos existem flutuadores confeccionados com tambores, isso para manter os canos flutuando na água.

A situação da principal estação de captação de água de Lavras, no rio Grande, é muito assustadora. Com o nível da água caindo, a balsa foi descendo e agora já está no fundo, presa num pequeno canal, não tem mais como ela descer. Se o nível do rio continuar a diminuir, vai faltar água na cidade.

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerias), monitora diuturnamente o nível do rio e faz manobras para poder garantir o abastecimento de água para os lavrenses. Na empresa já existe um "racionamento de água velado". Técnicos da empresa se desdobram para garantir o abastecimento, porém, o limite da garantia já está findando.

Além de trabalhar durante o dia e à noite, técnicos, direção e servidores da Copasa fazem de tudo para poder conscientizar a população sobre o desperdício. Se os moradores de Lavras não economizarem água, vamos ter problemas sérios nos próximos dias. 

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras