Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/07/2014 18:58 - Atualizada em: 26/07/2014 15:22
Morre, em Boa Esperança, o bispo Dom Spiridon Mattar
Ele era libanês e bispo da igreja Greco-Melquita, igreja católica particular e reconhecida pela igreja tradicional

Dom Spiridon Mattar, que será sepultado na manhã deste sábado em Boa Esperança

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Morreu hoje, sexta-feira, dia 25, aos 93 anos, na cidade de Boa Esperança, o bispo Dom Spiridon Mattat, bispo da igreja Greco-Melquita. Dom Spiridon nasceu em Beirute em março de 1921 e foi ordenado padre em 20 de julho de 1946 em Jerusalém.

Spiridon Mattar estudou Teologia e Filosofia no Seminário Santa Ana, em Jerusalém, na Palestina. Foi secretário no bispado de Beirute, no Líbano; pároco de Nossa Senhora da Providência; foi superior do Colégio e da Escola São Basílio; foi vigário geral em Beirute, e presidente do Tribunal Eclesiástico – Patriarcal da Paróquia São João Crisóstomo.

Spiridon Mattar foi nomeado eparca da Eparquia de São Paulo, no dia 22 de junho de 1978 e consagrado em Harissa, no Líbano, no dia 20 de julho do mesmo ano. Ele seaposentou no dia 18 de setembro de 1990 e foi atuar no Santuário do Bom Jesus, em Boa Esperança, realizou diversas obras na igreja Cristo Ressuscitado.

A igreja Greco-Melquita, a qual Dom Spiridon representava, é uma igreja oriental católica particular. Esta igreja utiliza rito litúrgico bizantino e utiliza os idiomas grego e árabe como línguas litúrgicas. O líder da Igreja Melquita é o Patriarca Gregório III (foto à esquerda), que foi eleito no dia 29 de novembro de 2000 e reconhecido pelo Papa.

O prefeito de Boa Esperança decretou Luto Oficial pela morte do religioso e a Diocese de Campanha emitiu uma nota em que lamenta a morte de Dom Spiridon. Seu corpo foi velado em quatro igrejas em Boa Esperança e será sepultado amanhã, sábado, dia 26, às 10h, no Santuário Bom Jesus.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras