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Publicada em: 15/07/2014 17:34 - Atualizada em: 16/07/2014 08:52
Delegacia Virtual já pode ser acessada em casa, serviço acaba com a burocracia
Polícia Civil implanta serviço que agilizará o atendimento e acaba com a burocracia, além de liberar homens para realização de investigação e patrulhamento

Delegacia Virtual já está funcionando em Lavras e em todo o Estado. Foto extraída do site da PCMG

 

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Uma das maiores reclamações de quem perde um documento, um telefone celular ou outro objeto pessoal é a burocracia para registrar a ocorrência, além da distância dos órgãos públicos. Hoje isso acabou: quem tem um problema assim não é mais necessário aguardar a chegada da PM para registrar um boletim de ocorrência, nem mesmo se deslocar até um posto policial. Não é necessário também comparecer a Delegacia de Polícia, isso porque a Polícia Civil implantou um serviço moderno, é a sua Delegacia Virtual.

Até o final do ano, segundo a Polícia Civil, outros dois serviços permitirão o registro online de ocorrência. A Delegacia Virtual já está em funcionamento desde o dia 30 de abril para o registro de acidente de trânsito sem vítimas, e em pouco tempo de sua implantação, esse módulo já havia registrado um total de 3.838 mil ocorrências em todo o Estado. Deste total, 1.478 foram registradas em Belo Horizonte. As ocorrências nas modalidades já disponíveis podem ser registradas por meio do endereço: delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. Existem também links de atalho para o serviço disponíveis nos sites do Detran (Departamento de Trânsito): detran.mg.gov.br, e da Polícia Civil de Minas Gerais: policiacivil.mg.gov.br.

O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito de maneira simples por meio do preenchimento de formulários que são apresentados gradativamente na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até quinze minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids) para impressão. O documento pode ser usado para o acionamento de seguradoras, no caso dos acidentes sem vítimas, bem como, a partir de agora, para comprovação de extravio de documentos, entre outros fins.

Para garantir a eficiência do serviço, uma equipe de 16 profissionais, entre policiais e analistas, trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas dos cidadãos pelo telefone, que é divulgado na tela.

As ocorrências de perda de documentos, cartões de crédito, talões de cheque, relógios, celulares e outros, poderão ser registradas por cidadãos maiores de 18 anos, que deverão informar os documentos pessoais, e também por estrangeiros maiores de 18 anos, que deverão fornecer o número do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).

O serviço será estendido a outros procedimentos a partir do dia 30 de agosto, como o registro de desaparecimento de pessoas e para registro de pessoas localizadas. A partir do dia 30 de outubro, funcionará também o registro de danos simples.

Os benefícios da Delegacia Virtual não se limitam à população. O Estado também ganha com a iniciativa. Além de combater a subnotificação de registros, o serviço resulta em economia de insumos, energia e de materiais que são utilizados nas delegacias quando o registro é feito pessoalmente.

A sociedade ganha também em diversos setores, como a facilidade de acesso ao serviço, retira das ruas veículos circulantes em busca dos órgãos, gera economia para o cidadão e para o país, além de liberar policiais militares para policiamento ostensivo e os civis para produção de inquéritos, investigação e atendimento de registros de maior urgência.

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