Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 02/07/2014 17:42 - Atualizada em: 03/07/2014 08:16
Cemig celebrou convênio com a Ufla e Lavras terá usina fotovoltaica experimental
Alunos da Ufla serão capacitados pela Cemig para operarem usina experimental solar

Usina fotovoltaica é energia limpa. Uma unidade será montada em Lavras para fins de experimento. Foto extraída do site da EPI Energia P&I Ltda

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Alunos de engenharia elétrica da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e mais três outras instituições em Minas Gerais, contarão com usinas solares fotovoltaicas experimentais para aprenderem, na prática, sobre o processo de geração de energia solar.

A implantação desse projeto foi anunciada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na segunda-feira, dia 30, quando celebrou, em sua sede, um convênio de cooperação técnica com as instituições. A Empresa irá doar mil painéis fotovoltaicos e fornecer treinamento e suporte técnico para a operação e manutenção das usinas.

De acordo com o gerente de Alternativas Energéticas (TE/AE), Marco Aurélio Porto, as usinas solares experimentais terão uma potência instalada de 13 kWp e serão utilizadas como laboratório, com interesse exclusivamente acadêmico, de apoio e aprendizado prático. "O principal objetivo é disseminar tecnologias inovadoras e conscientizar os alunos sobre a necessidade de expansão da oferta de energia por meio de fontes limpas, renováveis e sustentáveis", destaca.

Ainda segundo Marco Aurélio, as usinas-laboratório irão gerar conhecimento científico sobre os impactos de inserção da energia solar no sistema elétrico e sobre geração distribuída, micro e minigeração integradas à arquitetura das edificações. O gerente também ressalta a capacitação de profissionais altamente especializados como um importante resultado.

A energia gerada, capaz de atender aproximadamente 30 residências, será utilizada apenas para consumo das próprias universidades, o que reforça o caráter experimental das usinas.

Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras