Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 16/06/2014 12:39 - Atualizada em: 16/06/2014 17:31
Pesquisador e alunos da Ufla desenvolvem site que mede o grau de satisfação dos torcedores
Uma plataforma desenvolvida nos laboratórios do Curso de Ciência da Computação da Ufla, para medir o grau de satisfação dos torcedores

Imagem divulgação

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), é uma das mais atuantes instituição de ensino federal do país, ela está presente não apenas na área da agricultura e pecuária, mas em diversos setores. Um exemplo disso foi o trabalho desenvolvido pelos alunos do Curso de Ciência da Computação, eles desenvolveram uma plataforma de análise para medir o sentimento dos torcedores, inclusive durante a copa, denominada "Sentibol".

A plataforma foi desenvolvida pensando nos torcedores e jornalistas que podem ter um portal com informações diferenciadas sobre cada time. O torcedor brasileiro, como qualquer outro fã de futebol, gosta de dar seus palpites em redes sociais. Foi pensando nisso que o professor Ahmed Esmin liderou uma equipe de alunos em um projeto no laboratório de pesquisa avançadas o LICESA, no departamento de Ciência da Computação da Ufla, onde desenvolveram a ferramenta capaz de analisar as mensagens postadas na rede social Twitter.

A plataforma chamada Sentibol, cujo nome surge de uma mistura entre sentimento e futebol, consegue capturar as mensagens que os torcedores dos times brasileiros da série A e seleção brasileira postam no twitter através das suas hashtags e classificar essas mensagens como positivas, negativas ou neutras, assim medindo a satisfação dos torcedores.

De acordo com o professorAhmed Esmin, o objetivo deste projeto é fazer análises de sentimentos dos torcedores nas redes sociais e desta forma, tentar medir a paixão dos torcedores por seu time. "O que pretendemos é usar as informações e o Big Data para mudar o jeito de ver e acompanhar o futebol", explicou um dos desenvolvedores.

Com a chegada da copa do mundo e sendo o futebol uma paixão nacional, o Sentibol não poderia ficar fora dessa. Para isso, foi criada uma página especialmente para a seleção verde e amarela com informações sobre jogadores, vídeos, partidas e a análise dos sentimentos. Para conferir basta acessar o site sentibol.com. Vale a pena conferir.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras