Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 22/05/2014 17:27 - Atualizada em: 22/05/2014 23:48
Equipe de robótica da Ufla foi campeã na Olimpíada Internacional disputada nos EUA
O robô Kamikaze conquistou o 1º lugar na categoria Hobbyweight e o Aquiles garantiu o 3º lugar na categoria Lightweight

Equipe de robótica Tróia. Foto extraída do site da Ufla

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-548

A equipe de robótica Troia, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), saiu vitoriosa da Olimpíada Internacional de Robótica – a "STEM Tech Olympiad 2014". Dos três robôs que foram levados à competição, dois alcançaram títulos: o Kamikaze foi campeão, 1º lugar na categoria Hobbyweight; e o Aquiles, estreante, garantiu o 3º lugar na categoria Lightweight.

As lutas foram acompanhadas ao vivo na Cantina Central da Ufla. O evento foi realizado no centro de convenções de Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos, no mês passado. Competidores de várias partes do mundo estiveram reunidos para testar suas criações em lutas de arena.

Kamikaze ficou invicto na competição, lutando contra criações de equipes brasileiras. Primeiro enfrentou o "Terminator". Na sequência a vitória foi sobre o "Urubu", embora tenha saído machucado. Enfrentou duas vezes o robô "Bozo". Na primeira batalha chegou a perder dois motores, mas isso não impediu as vitórias.

Já Aquiles, construído recentemente com o esforço da equipe (inclusive no período de férias acadêmicas), estreou no mundial já garantindo o 3º lugar. Depois de vencer a primeira luta, enfrentou o robô "K2", que já foi campeão mundial. Em menos de 20 segundos derrotou-o com apenas um golpe, deixando-o em chamas. Invicto até esse momento, perdeu pela primeira vez para o robô "Unmaker Bot", ficando com o terceiro lugar.

A eliminação foi apenas do robô Pé de Pano, que perdeu as lutas contra os robôs "Bozo" e "Touro Jr". Os membros da equipe mantiveram sua página no Facebook atualizada durante toda a competição, compartilhando as conquistas com a comunidade acadêmica da Ufla. "Agradecemos a todos que nos acompanharam nesta jornada, a emoção é muito grande!", escreveram eles ao comunicar o final das competições.

O integrante do grupo João Paulo Tavares diz que os títulos recebidos representam a realização de um sonho da Equipe e uma recompensa pelos esforços que fizeram. "Não foi fácil chegarmos até aqui, mas é muito gratificante para nós termos representado dessa maneira nosso país, nossa universidade e todos que apoiam a gente; ter trazido um título desse quilate para cá mostra que estamos no caminho certo", comenta João Paulo, lembrando que em julho haverá outra competição e a intenção é alcançar resultados ainda melhores.

Com informações da Ascom Ufla

 

 Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras