Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 17/04/2014 09:46 - Atualizada em: 17/04/2014 18:23
Quinta-Feira Santa: o que se celebra hoje e as programações das matrizes de Lavras
Hoje tem missa solene celebrada pelo bispo diocesano Dom Célio e padres da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, com benção dos Santos Óleos

Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano que nesta Quinta-Feira Santa se reunirá com seu clero e celebrará a missa da Celebração do Crisma, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei. Foto Jornal de Lavras

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

Quinta-Feira Santa é o quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o seu clero para a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.

Neste mesmo dia, à noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs e a instituição do sacerdócio. É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.

A Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, às 17h, missa Lava-Pés na Comunidade São João Batista, no Paiol; à noite, às 20h, celebração da Santa Ceia do Senhor, Lava-Pés, Transladação e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Celebração da Penitência.

No bairro de Nova Lavras, na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, às 19h, Santa Missa "In Ccena Domini" (Ceia do Senhor), da Instituição da Eucaristia e Rito de Lava-Pés, na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, vigília Eucarística no Salão Paroquial. No mesmo horário, celebração da Ceia do Senhor na igreja Santa Rosa de Lima, na comunidade rural dos Rosas, e Vigília Eucarística até às 22h. Também no mesmo horário, na igreja São José Operário, celebração da Santa Ceia do Senhor e Vigília Eucarística na igreja São João Batista, na comunidade rural do Maranhão.

Na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, às 20h, celebração da Ceia Eucarística na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, Transladação e Adoração ao Santíssimo Sacramento para o salão do estacionamento do Top Car e Vigília Eucarística, com toda a comunidade até a meia-noite.

Na Matriz de São Sebastião, às 9h, Paraliturgia com as crianças da catequese na Matriz de São Sebastião; às 19h30, início do Tríduo Pascal: Missa Solene da Ceia do Senhor e cerimônia de Lava-pés. Em seguida, adoração do Santíssimo Sacramento até às 15h de Sexta-feira da Paixão.

Na Matriz de Sant'Anna, às 15h, missa da Ceia do Senhor para crianças e adolescentes; 18h, confissão comunitária; 20h30, missa da Ceia do Senhor, após a celebração, adoração até Sexta-feira às 14h, no Salão Paroquial. Comunidades participantes: Ponte Alta, Três Barras, Salto, Engenho da Serra, Novo Horizonte e cidade, através da igreja de Santo Antônio.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras