Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 26/11/2012 14:53 - Atualizada em: 26/11/2012 22:05
Cemig está instalando aquecedores nas casas dos conjuntos habitacionais de Lavras
Conjuntos habitacionais de Lavras já começaram a receber os aquecedores solares instalados pela Cemig.

Aquecedores solares começaram a ser instalados em Lavras nesta segunda-feira. Foto extraída do site Minas Sustentável

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) começaram a instalar os aquecedores solares nas unidades habitacionais dos conjuntos "Caminho das Águas", em Lavras. O projeto, que teve início em 2005, através do Programa Lares Habitação Popular (PLHP), prevê a instalação de aquecedores solares em todas as unidades entregues no Sul de Minas. O projeto visa atender todas as casas até o final deste ano.

As casas em Lavras já foram construídas com uma estrutura que facilita uma instalação rápida, sem necessidade de reformas. As casas do conjunto habitacional "Caminho das Águas", na Zona Norte de Lavras, tem um suporte apropriado para receber o equipamento, é uma estrutura metálica que foi afixada no telhado das unidades habitacionais, são duas pontas de ferro com aproximadamente 20 centímetros, que foram instaladas para receber o equipamento.

A Cemig pretende fechar o ano com aquecimento solar instalado em 4,2 mil e casas no Sul de Minas. No sistema, a energia do sol é absorvida por painéis instalados nos telhados das casas e encaminhada para um reservatório. A água aquecida desce por um cano separado até o banheiro. Segundo o projeto, a estrutura oferece pelo menos quatro banhos quentes por dia, mesmo no inverno.

O aquecimento de água é responsável por boa parte do consumo energético de uma residência, ao fazer uso do sol como alternativa para o aquecimento da água, a economia é expressiva. Além desta vantagem, outra que deve ser  considerada é a valorização do imóvel, uma vez que eficiência energética têm se tornado um ponto cada vez mais importante na decisão de compra de imóveis, sejam eles enquadrados como construções sustentáveis ou não. O usuário conta ainda com autonomia, ou seja: gera e armazena sua própria energia, na forma de água aquecida.

Além destas vantagens diretas, o da economia na conta de luz, o aquecedor solar tem outro benefício: o uso deles diminui o impacto na destruição do meio ambiente. De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, durante um ano, cada metro quadrado de coletor solar instalado equivale a economia de a 215 kg de lenha ou 766 litros de diesel, ou ainda 55 kg de gás.

Para quem pretende instalar o sistema, segundo especialistas, o retorno do investimento vem em até dois anos. De acordo com o fabricante, o aparelho dura em média de quinze a vinte anos.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras