Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 23/08/2010 11:43 - Atualizada em: 14/05/2015 13:02
Ufla poderá colocar Lavras no lugar mais alto do pódio no atletismo
Lavras poderá voltar a ser um celeiro de atletas para o Brasil, como em décadas passadas. Um projeto desenvolvido na Ufla já está colhendo frutos.

     

        Atletas do projeto CRIA, treinados pelo professor Fernando de Oliveira

 

Na tentativa de fazer com que Lavras volte a ter equipes de ponta para disputar campeonatos de atletismo, como nas décadas de 50 e 60, foi fundado o Centro Regional de Atletismo, o CRIA Lavras, no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Uma das primeiras providências foi enquadrar o projeto num modelo diferenciado de trabalho e cooperação. Um grupo de trabalho foi definido para gerenciar o CRIA, formado por professores, monitores e bolsistas. A primeira idéia era não vincular política com o projeto de iniciação esportiva, a segunda idéia era incentivar o desenvolvimento de diversos segmentos que compõem a sociedade lavrense e, por fim, lutar para que os talentos revelados permaneçam em Lavras, com o intuito de servirem de exemplos para outros jovens.

Com os resultados e credibilidade alcançados, foram planejadas e realizadas ações junto ao Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Lavras, Universidade Federal de Lavras, Centro Universitário (Unilavras), Associação dos Desportistas de Lavras (Asdela), Associação dos Docentes (Adufla) e órgãos representativos dos estudantes da Ufla.

Com isso, os idealizadores do programa conquistaram a federalização do CRIA Lavras via Associação Acadêmica e de Esportes da Liga de Esportes da Ufla, reacendendo uma chama extinta há algum tempo: o "patrocínio" do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que encampou o CRIA como o seu projeto de extensão, a grande novidade dos alunos da Ufla; o transporte interno pela Secretaria Municipal da Promoção da Cidadania, com a combinação com outros programas sociais já impetrados; as viagens externas subdividas entre a Ufla e Prefeitura Municipal; as ações de professores e estudantes dos cursos da área de saúde do Unilavras como os da Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Nutrição; a entrada dos futuros atletas em programas da Secretaria Estadual do Esporte e da Juventude e Ministério do Esporte que, em razão da Lei Eleitoral, não serão citados nesta matéria.

Os resultados já foram sentidos com uma delegação formada por apenas 14 atletas; a recém criada equipe do Centro Regional de Atletismo de Lavras, em sua primeira participação oficial como membro da Federação Mineira e Confederação Brasileira de Atletismo, conquistou 18 medalhas, sendo 5 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze no Campeonato Estadual de Atletismo Menores (16-17 anos), realizado em Belo Horizonte.

A equipe lavrense participou com uma das menores delegações da competição, já que CRIA Lavras possui um número maior de atletas nas categorias Pré-Mirim (11-12 anos) e Mirim (13-15 anos). Em Belo Horizonte, cinco atletas lavrenses entraram para o ranking nacional de suas provas, um feito inédito nas últimas três décadas do atletismo da cidade.

O grande destaque da competição foi Althieres Santos, morador do bairro Alterosas, que, mesmo realizando uma prova com bastante erros, segundo o seu treinador, professor Fernando de Oliveira, alcançou a marca de 5233 pontos no Octatlo, novo recorde do campeonato e a quarta marca brasileira. Deve ser lembrando que esta prova é realizada em dois dias consecutivos, sendo composta por corridas de 100m, 110m com barreiras, 400m e 1000m; saltos em altura e distancia; arremesso de peso e lançamento de dardo.

Outros resultados expressivos foram a vitória alcançada pela lançadora de disco Luiza Silva (32 m) e Rafael Correa, com 7.00 min nos 2000m com obstáculos. Com medalhas de ouro também voltaram Joice Silva no arremesso de peso e Françoellen Evangelista nos 5.000 m de marcha atlética.

Para o professor Fernando de Oliveira, ver um atleta como Althieres dos Santos entre os primeiros do Brasil é a sedimentação do modelo proposto no projeto do CRIA, de integração de estudos, esportes e cidadania.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras