Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 08/04/2012 15:34 - Atualizada em: 08/04/2012 22:43
Congresso sobre biodiesel em Salvador, na Bahia, tem a participação da Ufla
Universidade Federal de Lavras promove, este mês, congresso de biodiesel em Salvador, Bahia.

     Pesquisador Pedro Castro Neto, presidente da comissão organizadora do congresso. Foto extraída do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)        

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma usina móvel de biodiesel montada sobre uma estrutura que é tracionada por um veículo vai mostrar aos participantes do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Biodiesel, que será realizado em Salvador, na Bahia, entre os dias 16 e 19 de abril, como se processa o combustível a partir de óleo usado na cozinha para fritura, o óleo de soja. A usina vai sair de Lavras, da Universidade Federal e será uma das atrações do congresso.

Técnicos da Ufla estarão disponíveis para explicar todo o processo de fabricação de biodiesel, combustível natural produzido por meio de fontes renováveis. Além da usina, uma empresa de São Paulo vai mostrar aos agricultores como se extrai o óleo de mamona e girassol para a produção do biodiesel.

Essas são algumas atrações do congresso, que terá ainda a apresentação de quase mil artigos sobre o tema, que ficarão expostos no Centro de Convenções durante os quatro dias do evento. Segundo o presidente da comissão organizadora do congresso, o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Pedro Castro Neto, o dia 17 de abril será dedicado ao agricultor familiar da Bahia, com palestras e orientações voltadas para a melhoria da produção.

O congresso terá como tema central "Biodiesel, Inovação e Desenvolvimento Regional", é uma realização da Ufla em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Turismo, Bahiatursa e Secretaria de Agricultura. De acordo com o secretário Paulo Câmera, o Parque Tecnológico da Bahia, previsto para ser inaugurado neste primeiro semestre, vai contemplar pesquisas na área de biodiesel, por meio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

A professora Telma Cortes, diretora de Fortalecimento Tecnológico e Empresarial da SECTI, será uma das palestrantes do congresso, no dia 16, abordando o tema "Pesquisa, Inovação e Difusão Tecnológica na Cadeia Produtiva do Biodiesel na Bahia".

O Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel foi concebido de forma a apresentar as principais tecnologias das diferentes áreas da cadeia produtiva e, para tanto, serão realizadas palestras, mesas redondas, reuniões técnicas, simpósios e seminários.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras