Alunos de escolas públicas e privadas que foram premiados na 5ª edição da Olimpíada Lavrense de Matemática, promovida pelo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Ufla
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Universidade Federal de Lavas (Ufla) realizou a cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM). Estiveram presentes na cerimônia autoridades da Ufla, professores e colaboradores das escolas participantes, vencedores da olimpíada e seus familiares. O evento foi realizado no Salão de Convenções.
A premiação é referente à Olimpíada que ocorreu no ano passado, em 2022. Cerca de 30 estudantes de diversas escolas lavrenses, públicas e privadas, foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menções honrosas.
Compuseram a mesa de honra e fizeram a entrega da premiação aos alunos o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/Ufla), professor João Domingos Scalon, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães Rocha, o chefe do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/Ufla), professor Ricardo Edem Ferreira, e o coordenador da olimpíada, professor Marlon Pimenta Fonseca (DMM/Ufla).
Durante a cerimônia, os representantes da Universidade reforçaram a importância da dedicação aos estudos por parte dos discentes e o fato de as Olimpíadas incentivarem a escolha das futuras carreiras profissionais dos participantes e estimularem o interesse pela Matemática, bem como pelo ingresso em uma universidade. Também enalteceram a importância da participação das escolas e das famílias no processo de formação das crianças e adolescentes, cujo apoio é fundamental para que eles alcancem seus objetivos e desenvolvam seus talentos.
A Olimpíada Lavrense de Matemática teve início em 2016, visando a melhoria da aprendizagem da Matemática, bem como reconhecer talentos e incentivar os participantes a continuar seus estudos. O projeto é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e privadas de Lavras.
As instituições interessadas devem se inscrever previamente, informando o número de alunos que desejam participar. A Olimpíada é dividida em duas etapas: a primeira fase é a aplicação de provas, com questões de teor olímpico, nas próprias escolas; a segunda também envolve a aplicação de provas e ocorre na Ufla.
Para Marlon, coordenador do projeto, a Olimpíada é um caminho para aproximar os alunos da Universidade. "A Olimpíada é uma forma da Ufla se mostrar aberta a essas pessoas, que muitas vezes pensam que a Universidade não faz parte de suas realidades. A Universidade é uma parte da comunidade e as crianças sentem-se acolhidas com projetos como este", comenta.
A OLM é promovida pelo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/Ufla), com apoio do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/Ufla), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/Ufla) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além da colaboração de diversos professores, também estão envolvidos no desenvolvimento e execução do projeto alunos do Icet/Ufla. A OLM foi inspirada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), porém não há vínculo institucional entre elas.
|
|