Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 01/07/2022 13:05 - Atualizada em: 01/07/2022 20:12
Usina do Funil realizará testes das sirenes em Ribeirão Vermelho e parte de Lavras
O teste será realizado às 14h30 de segunda-feira, dia 4, desta vez as cornetas não soarão a sirene, mas uma mensagem de voz

Há 20 anos a hidrelétrica foi construída na Cachoeira dos Uvás, na comunidade do Funil Foto: AHE Funil

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os moradores de Ribeirão Vermelho e parte de Lavras ouvirão, na segunda-feira, dia 4, os sons de testes das cornetas das sirenes instaladas nessas regiões. A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, conhecida como Usina do Funil, pertencente à Aliança Energia e que está localizada no rio Grande. 

Desta vez os moradores ouvirão, a partir das 14h30, uma mensagem de voz informando o início do teste, em seguida, uma música mais calma que tocará por alguns segundos e a mensagem de voz que informará aos moradores a conclusão do teste. Essa mudança visa dar mais conforto à população durante a realização dos testes, que continuam sendo muito importantes para que possa ter validação do correto funcionamento do sistema de alerta.

O som padrão da sirene já é conhecido pela população e será acionado apenas quando houver uma real situação de emergência ou em algum teste específico que será comunicado com antecedência à população.

Novo teste do sistema de cornetas das sirenes está programado para ser realizado em novembro desse ano. 

Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia compõem um grupo de trabalho que tem uma rotina de acompanhamento e estarão juntos monitorando e acompanhando mais essa ação preventiva. 

A Usina do Funil permanece classificada como de baixo risco e as estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina do Funil, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência. 

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas e a comunidade é orientada através de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Inaugurada em 10 de dezembro de 2002, a Usina do Funil está localizada no rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, e tem potencial de geração de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil pessoas. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras