Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 08/04/2022 12:50 - Atualizada em: 08/04/2022 17:42
Lavras ainda tem lixão a céu aberto - veja fotos
Até caminhões da prefeitura já fizeram descarte no local

Resto de frutas, entulhos de construção, lixo de oficinas, lixo doméstico, animais mortos e outros são descartados diariamente naquele ponto

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

O Marco do Saneamento, sancionado em julho de 2020, estabeleceu, entre outros, um prazo para que o país pudesse colocar um fim aos lixões em todos os municípios brasileiros, que varia conforme a existência de planos de resíduos sólidos e número de habitantes nas cidades. De modo geral, a lei prevê o encerramento de todos os lixões do Brasil até 2024.

O lixão de Lavras foi extinto há mais de 6 anos, hoje o "lixão oficial", aquele de responsabilidade do poder público, não existe mais em Lavras, mas o fantasma do lixão a céu aberto ainda preocupa os lavrenses e deveria preocupar mais ainda as autoridades do município, que tem conhecimento de um lixão clandestino existente na terceira alça do anel viário que está inconclusiva, mas nada fazem.

No Brasil, mais de 600 lixões foram desativados em um período de um ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). O fim dos lixões vem sendo promovido pelo programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz "vista grossa" para o lixão do anel viário, isso porque, segundo moradores do final da rua Paulo Costa Pereira, até caminhões da prefeitura descartam naquele local galhos provenientes de podas, grama aparada e outros.

O lixão do anel viário é o responsável pela proliferação de ratos e cobras naquela região, lembrando que diversas cobras, a maioria cascavéis, foram capturadas nos dois últimos meses nas proximidades do lixão. Os moradores estão preocupados agora com a proliferação também do mosquito da dengue e pedem providências a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras