Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 31/03/2022 20:42 - Atualizada em: 01/04/2022 12:43
CNR Automotiva adquiriu terreno de 40 mil m² em Lavras para montar projeto piloto para Iveco e Fiat
Lavrense adquiriu terreno para montar empresa que prestará serviços para a Iveco Caminhões, Fiat e outras montadoras

Terreno de 40 mil m² adquirido pela CNR através da Chico Imóveis

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Uma matéria publicada ontem, quarta-feira, dia 30, pelo Blog Caminhoneiro, trouxe uma notícia de interesse para os lavrenses, ela trata de um empreendimento em Lavras que tem o apoio da Iveco Caminhões.

O governo federal instituiu o programa de renovação de frota de caminhões criado através da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem como objetivo alavancar o setor, atualizar a frota que roda pelo país com alguns caminhões sem condições de uso e com tecnologias ultrapassadas e promover a descarbonização por meio da redução de emissão de poluentes.

Foi feita uma licitação e a Iveco será a primeira montadora a participar do programa. A renovação de frota é um ponto crucial para

o segmento e deve ganhar fôlego a partir deste marco. O projeto será testado e aperfeiçoado pela Iveco e, para a próxima fase, a montadora vai estruturar uma proposta mais robusta com foco em médio e longo prazo. Os benefícios para a sociedade são muitos, como por exemplo, maior competitividade para o setor de cargas e menor impacto de gases nocivos no meio ambiente.

O Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Renovar) começará com a captação, desmontagem e reciclagem de mais de 50 caminhões com mais de 30 anos de utilização em uma estrutura especialmente montada pela CNR em Lavras, a empresa já adquiriu um terreno de 40 mil metros quadrados na estrada do Madeira.

No processo inicial, o autônomo e o pequeno transportador que aderirem de forma voluntária ao Programa ganharão um crédito, que pode variar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, para a aquisição de um modelo seminovo Euro V na concessionária.

Segundo levantamento do Sindipeças, em 2020 a frota de caminhões alcançou 2,1 milhões de unidades, com incremento de 1,2% em relação ao ano anterior. A distribuição por 'faixa etária' reforça a necessidade de modernização da frota, iniciando pelos veículos pesados: 17% apresentavam idade média de até cinco anos, 56% entre seis e 15 anos e 27% superavam os 16 anos.

"Essa é uma demanda que está em pauta há décadas e trará muitos benefícios para todos os envolvidos. A renovação da frota trará ainda a adequação às práticas sustentáveis no segmento, padrão de qualidade e segurança para motoristas e caminhoneiros", diz Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

O Jornal de Lavras conversou com o empresário Renato de Oliveira Silva, proprietário da CNR, ele disse que seus sócios são japoneses e que vão montar neste terreno uma empresa de desmonte de veículos da forma mais ecológica que existe. Tudo será reciclado, até mesmo o vidro dos veículos, que se transformarão numa espuma para a construção civil. Os materiais não ferrosos mais nobres, como o alumínio e o cobre, serão derretidos numa fundição que será montada no local e transformados em lingotes para as indústrias.

A CNR está recebendo apoio do Cefet de Belo Horizonte e da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que estão criando equipamentos modernos para serem usados na transformação de produtos extraídos dos veículos, como borracha, vidros, plástico, chumbo, antimônio e outros.

Segundo Renato, tudo será reciclado e sua empresa foi procurada também pela Fiat, pois ela é a única no Brasil que possui um equipamento austríaco que extrai todos fluídos e gases dos veículos, eles também serão reutilizados. Montadoras de ônibus também demonstrou interesse em utilizar os serviços em Lavras.

De acordo com Renato, absolutamente nada será descartado para o lixo. A empresa será estruturada para desmontar e processar cem automóveis/dia, 25 ônibus por mês, além dos caminhões.

Sobre a geração de empregos, ele disse que na primeira etapa serão empregadas 60 pessoas, numa segunda etapa, 150, e na terceira, 250. A empresa deve iniciar as obras em breve, inicialmente ela vai operar num terreno na praça Dr. José Esteves, numa área de um pátio de ônibus, também de propriedade do empresário lavrense.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras