Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 10/07/2010 12:27 - Atualizada em: 11/07/2010 00:36
Atletismo de Lavras ressurge e começa a ocupar lugar no pódio
Equipe de estudantes treinada pelo professor Fernando de Oliveira, que desenvolve um trabalho de base na Ufla, revelou jovens talentos das pistas de atletismo.

     

        Ana Flora, a melhor velocista mineira, destaque nos 100 e 200m

 

Os atletas que compõem a delegação de atletismo de Lavras, que disputou a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), na cidade de Formiga, voltaram para casa trazendo 50 medalhas, sendo a metade deste número de ouro, outras 14 de prata e 11 de bronze. Além disso, 36 atletas foram classificados para a Etapa Estadual, que será realizada em agosto, na cidade de Patos de Minas.

Das 44 provas de atletismo disputadas, os atletas lavrenses só não galgaram os degraus do pódio em 8 delas. Com este resultado Lavras foi a cidade que mais marcou presença nos pódios durante a competição dos Jogos Escolares. Alguns dos resultados obtidos em Formiga colocaram atletas lavrenses na elite nacional, como Althieres Santos (foto abaixo), da escola estadual "Cristiano de Souza", que obteve o 3o melhor resultado do país nos 100 metros rasos, na categoria menores (nascidos entre 1994-1993), com uma impressionante marca de 10"69.

Ao cruzar a linha de chegada, Althieres conseguiu, além da classificação, comover todos os profissionais que vivem do esporte, pois há muito tempo Minas Gerais não têm um jovem velocista com esta performance. Althieres é morador do bairro Jardim Alterosa, ele é também barreirista e octatleta.

Outro atleta que também sobressaiu foi Ana Flora de Paula, da escola estadual "Tiradentes". Ela fez o melhor resultado Mirim do país, sendo que, com o resultado de 12"35, entraria na 6a posição no ranking brasileiro entre menores, além disso, dividiu a medalha de ouro nos 200 metros com outra atleta lavrense: Karolina Souza, da escola estadual "Cristiano de Souza", com o resultado empatado em 26"40, nos 100 metros com barreira.

Nos 100 metros com barreiras, a atleta Janine Paiva, também da escola estadual "Tiradentes", obteve o tempo de 15"10, conseguindo o melhor tempo do Mirim Nacional, que a colocaria no 3o lugar no ranking da categoria superior à sua idade. E, assim, seguem Pâmela André que, com dois anos a menos, seria a 11a brasileira no salto em distância (5,25 m), a Janine (5,19 m) seria a 14a. Jeniffer Nicole com seu salto de 1m50cm na altura seria a 12a, isto tendo que saltar em um piso de cimento, pela impossibilidade de realizar a prova na pista da Unifor (Universidade de Formiga), local da competição.

Karolina Souza, com a vitória nos 400 metros (59"70) seria a 9a nesta prova. Paulo Henrique, do "Cristiano de Souza", com as vitórias nos 110 metros com (15"99) barreiras e salto em distancia (6,27 m), sedimenta, aos 15 anos, a idéia de que é uma das principais promessas nacionais. Nesta competição, a atleta Luiza Carolina, da escola estadual "Cinira de Carvalho", entrou no seleto grupo de lançadoras acima de 30 metros, o que a colocaria na 7a no ranking.

A volta de Lavras no lugar mais alto do pódio do atletismo se deve ao professor e treinador Fernando de Oliveira. Nas décadas de 50 e 60, a base da seleção brasileira de atletismo saía das pistas de Lavras, isso graças ao trabalho do professor José Lima. Com a morte do professor Lima, o atletismo de Lavras perdeu força e somente agora está recuperando graças ao trabalho incansável e empolgado do professor universitário Fernando de Oliveira.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras