Presídio Estadual de Lavras. Foto de Arquivo Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Amanhã, segunda-feira, dia 4, a Câmara Municipal deverá votar o Projeto de Lei (PL) ratificando a doação do terreno ao estado para a construção do novo presídio de Lavras, visto que o atual, não tem mais espaço físico e será desativado devido a uma série de fatores.
Preocupados com a possibilidade dos vereadores votarem contra a construção do novo presídio, que será edificado sem uso de dinheiro público, e o que, segundo as autoridades locais, a não contrução colocaria Lavras como sendo a única cidade de Minas Gerais com mais de 100 mil habitantes sem presídio, levou as autoridades redigirem uma nota à população lavrense através da qual manifestam as razões da necessidade da construção de uma nova unidade prisional.
O atual presídio foi construído em 1983, quando Lavras tinha 72 mil habitantes. Passados 38 anos a cidade cresceu e hoje tem 105 mil habitantes, com o crescimento da cidade cresceram também a cobrança social para manter criminosos presos e a construção de uma nova unidade prisional tornou-se uma necessidade.
Para confundir a população, diversas fake news foram espalhadas, com interesses estranhos nas redes sociais, como: "o que está vindo para Lavras é uma penitenciária", "o presídio receberá criminosos de diversas partes do estado" e outras. Isso deixou a população apreensiva, ao passo de que, segundo as autoridades, trata-se apenas da troca de local do atual presídio, com a construção de um presídio mais seguro, fora do perímetro urbano e com capacidade para abrigar mais detentos de Lavras e sua microrregião, como já é feito hoje no atual presídio.
Confira abaixo a nota, que foi assinada pela Defensoria Pública, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Poder Judiciário, pela Polícia Civil, pela Policia Militar e pela Prefeitura Municipal de Lavras:
NOTA À POPULAÇÃO LAVRENSE
As autoridades que subscrevem a presente, cônscias de seus deveres legais concernentes à busca da paz pública, através do combate diuturno à criminalidade e visando a defesa e o respeito à dignidade humana, bem como o eficaz cumprimento da pena e a almejada reinserção social manifestam, por meio desta nota, sua preocupação com a iminência da desativação do atual Presídio de Lavras e a impossibilidade de que, um futuro breve, outro presídio seja construído.
A ausência de importante instrumento de execução de policia criminal – PRESÍDIO – em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, que se encontra em franco crescimento e expansão, tem o condão de acarretar agudo incremento da criminalidade, ocasionando perturbação no meio social e colocando em risco a segurança e a vida do nosso povo num futuro breve.
Destarte, imanados no propósito único de evitar retrocessos nos índices de criminalidade e, por consequência, da qualidade de vida de nossa comunidade, manifestamos apoio incondicional à construção do novo presídio e solicitamos ao Poder Legislativo Municipal de Lavras séria reflexão e compromisso no mesmo sentido".
|
|