Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 26/07/2021 12:41 - Atualizada em: 26/07/2021 17:29
Secretaria Nacional de Defesa Civil emite alerta de frio intenso nos próximos dias
A previsão é de um frio com temperaturas que possam chegar a um limite extremo, jamais verificada no Brasil

O indicativo de frio intenso devido a entrada de uma massa de ar polar, vai trazer neve para a região Sul e geada para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de baixíssimas temperaturas na região Norte do Brasil. Foto da cidade de Laje SC

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres Cenad), com base nas informações meteorológicas do Sistema Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), distribuiu um alerta de Frio Intenso na manhã desta segunda-feira, dia 26. De acordo com o documento, a partir de quarta-feira, dia 28, uma intensa massa de ar frio - de origem polar - deverá avançar pela Região Sul do Brasil e no decorrer da semana influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Região Norte.

O documento alerta sobre a Região Sul, onde a partir de quarta-feira está registrando temperaturas negativas e geadas generalizadas, com possibilidade de neve entre os dias 29 e 30, quinta e sexta-feira, respectivamente, nas serras gaúcha e catarinense; na Região Sudeste: previsão de declínio acentuado de temperaturas a partir do dia 29, quinta-feira em áreas de São Paulo e se estendendo para as demais áreas do Sudeste nos dias subsequentes. Há chance de geada para o sudeste do estado de São Paulo e Sul de Minas.

O frio também atingirá em cheio as regiões Centro-Oeste e até a Região Norte. Na Região Centro-Oeste: declínio significativo de temperatura a partir do dia 29, quinta-feira, e chance de formação de geada no sul de Mato Grosso do Sul. Na Região Norte: declínio significativo de temperatura a partir do dia 30, sexta-feira.

Baseado nestas informações a Sedec recomenda: compartilhar e consolidar as previsões com os órgãos estaduais e locais de previsão e monitoramento de clima/tempo; Informar oficialmente as autoridades e demais instituições membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, os dados resultantes da análise dos órgãos locais de monitoramento; Emitir para a população vulnerável os alertas que julgar necessários, dando informações/orientações sobre os eventos identificados e utilizando-se das ferramentas oficiais disponíveis (SMS e TV por assinatura), e outras mídias de uso estratégico do Estado e/ou Municípios; Acompanhar a atualização de alertas e avisos das agências de monitoramento oficiais, principalmente, aqueles voltados ao monitoramento em tempo real dos riscos.

O aviso deve ser considerado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para que seja providenciada a retirada imediata daquelas pessoas que vivem na condição de miséria extrema e que moram nas ruas, elas devem ser retiradas das ruas e levadas para um lugar seguro, onde possam se abrigar do frio e receber uma boa alimentação. Na gestão do ex-prefeito José Cherem, os moradores de rua foram recolhidos no frio e levados para um abrigo no Recanto São Tarcísio, na época, eles foram recolhidos inclusive com seus animais de estimação.

Outro setor que também deve se estruturar para receber pessoas a partir de quarta-feira é a Secretaria Municipal de Saúde, pois o frio intenso acarreta uma série de doenças respiratórias.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

  

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras