Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 06/07/2021 11:13 - Atualizada em: 06/07/2021 12:59
Cemig moderniza iluminação de escolas públicas em Lavras, Perdões e Cana Verde
A Cemig acelerou o projeto para que quando as aulas retornarem, os alunos já encontrem o ambiente com a nova iluminação

Sala de aula da escola estadual Azarias Ribeiro, em Lavras. Foto: Cemig

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Visando levar uma boa iluminação aos alunos e profissionais da educação da rede estadual pública, a Companhia Energética de Minas Geais (Cemig) substituiu lâmpadas de alto consumo energético por outras de tecnologia Led em escolas de Lavras, Perdões e Cana Verde. A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da companhia, é responsável por garantir um consumo mais eficiente e econômico, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos.

Entre os meses de maio e junho, oito instituições de ensino foram contempladas pelo Programa em Lavras e outras quatro instituições no município de Perdões. A Escola Estadual Doutor José Esteves de Andrade Botelho, em Cana Verde, também foi beneficiada. Em média, são substituídas aproximadamente 300 lâmpadas por escola. A empresa acelerou o projeto nesse momento em que as unidades de ensino estão vazias, para que quando as aulas retornarem, os alunos já encontrem o ambiente escolar com a nova iluminação. Com esta iniciativa, a companhia estima uma economia de cerca de 50% no consumo das lâmpadas em cada instituição beneficiada, além de melhoria na qualidade da luminosidade e redução de custos com manutenção e compra de equipamentos.

Todas as 3.398 escolas estaduais localizadas na área de concessão da Cemig serão atendidas até 2022. Até o momento, mais de 1.600 escolas já foram atendidas, em todo estado.

As novas lâmpadas, segundo a Cemig, têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. Ainda de acordo com a Cemig, muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores. A substituição das lâmpadas elimina essa necessidade.

Alinhada ao objetivo de reduzir impactos ambientais, a iniciativa também compreende o descarte ambientalmente correto das lâmpadas ineficientes retiradas. Além disso, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e propiciar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da educação.

Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre o quinquênio 2018-2022, mais de R$ 43 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig e, ainda, a implantação de 125 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Governo de Minas e a Cemig realizam o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

Em Lavras foram beneficiadas as escolas Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, a escola estadual Azarias Ribeiro, escola estadual Cinira Carvalho, escola estadual Cristiano de Souza, escola estadual Dora Matarazzo, escola estadual Doutor João Batista Hermeto, escola estadual Tiradentes (primário) e escola estadual Firmino Costa.
Em Perdões foram as escola estadual Professor Getúlio José Soares, escola estadual Elvira Lopes Resende, escola estadual Carmelita Carvalho Garcia e escola estadual João Melo Gomide. Já em Cana Verde a escola beneficiada foi a escola estadual Dr. José Esteves de Andrade Botelho.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras