Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 02/07/2021 11:12 - Atualizada em: 02/07/2021 13:13
Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, visitou a Ufla e o LabCovid
O secretário Baccheretti integrava a comitiva do govenador Zema e cumpriu agenda na Universidade

Secretário Fábio Baccheretti foi recebido pelo reitor João Chrysostomo no LabCovid. Foto: Ascom/Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Ontem, quinta-feira, dia primeiro, durante a visita do governador Romeu Zema a Lavras, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi visitada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que estava na comitiva do Governador.

Na ocasião, Baccheretti visitou o LabCovid, onde foi recebido pelo reitor da Universidade, professor João Chrysostomo de Resende Júnior; pela chefe de Gabinete, Cinthia Divino Bustamante Murad; pelo diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, professor Luiz Henrique Rezende Maciel; e pelos coordenadores do LabCovid, professor Bruno Del Bianco Borges e o biólogo Dirceu de Sousa Melo.

O LabCovid é um laboratório referência no Estado, com equipamentos de alta tecnologia, para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19. É credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e processa cerca de mil testes mensais, referentes aos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho.

Essa foi a primeira visita do secretário Fábio Baccheretti ao Laboratório. Ele conheceu a estrutura de funcionamento e conversou com a equipe. De acordo com o professor Bruno, há a possibilidade de a Secretaria de Estado da Saúde (SES) definir que outros municípios passem a ser atendidos pelo LabCovid Ufla, com o intuito de facilitar a logística de atendimento no Estado, proporcionando à população maior acesso aos serviços do LabCovid Ufla.

Após a visita ao LabCovid, o secretário, que é médico por formação, juntamente com secretário de Saúde de Lavras, Hermógenes Vanelli, e com representantes da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, estiveram na obra do Hospital Universitário da Ufla, onde conheceram todos os setores que vão integrar a estrutura, como a unidade de tratamento intensivo (UTI), espaço de observação, ala laboratorial, setor de radiologia, entre outros.

O professor Luiz Henrique disse ao Secretário de Estado que o plano assistencial do Hospital é diferenciado, e lembrou que, além do benefício de atendimento direto à população, o Hospital Universitário terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da Ufla ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física. "Para a Faculdade de Ciências da Saúde, para o município e para a região é importante ter um hospital que atenda ao que ainda não está credenciado na rede, e que possa simultaneamente ser eficiente para o ensino, a pesquisa e a extensão."

O secretário disse que ficou impressionado com a estrutura e organização da Ufla, "tanto no Laboratório, que está sendo muito importante na testagem neste momento de pandemia, quanto aqui no hospital - uma estrutura nova, bonita e com essa previsão de reorganizar toda a rede de média e alta complexidade. A Secretaria de Saúde está à disposição para ajudar na operacionalização desta grande obra, que vai mudar realmente a assistência da região", disse.

Após a visita às instalações, o secretário juntou-se à equipe do governador Romeu Zema para uma reunião com os prefeitos da região na escola municipal Doutora Dâmina, onde também participou o reitor da Ufla. Segundo o professor João Chrysostomo, "a visita dos secretários de saúde do Estado e do Município ao LabCovid e às obras do Hospital estreitam os laços de parceria necessários para que os serviços possam se estabelecer e beneficiar a população da região. Para que o Hospital seja viabilizado, há a necessidade de parceria nas esferas municipal, estadual e federal, pois ainda são necessários novos investimentos de alto valor, além da necessária adesão do Hospital pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras