Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/06/2021 10:40 - Atualizada em: 25/06/2021 14:44
Servidora da Secretaria Municipal de Saúde faz graves denúncias sobre vacinação em Lavras
De acordo com a denunciante a vacinação por faixas etárias está parada porque Lavras não está recebendo doses na quantidade que deveria receber porque não está prestando contas. A Prefeitura negou que isso esteja acontecendo

Secretaria Municipal de Saúde, que segundo a denúncia, não está prestando contas e isso atrasou a vacinação por faixa etária

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Jornal de Lavras recebeu nesta semana, graves denúncias sobre a vacinação em Lavras. Segundo as denúncias, a aplicação da vacina não está sendo realizada por faixas etárias porque a prefeitura não está recebendo os imunizantes como deveria receber, isso porque, segundo a denunciante, o município não está prestando contas das vacinas que foram enviadas e aplicadas. Segundo ainda a denunciante, o Ministério da Saúde questionou.

A denúncia não parou por aí. De acordo com a informação, cinco profissionais de saúde foram enviadas às pressas para o PSF 17, no bairro Dona Wanda, para digitalizar tudo que estava acumulado, visto que, segundo a informante, apenas 20% do que foi aplicado foi prestado contas.

Ainda de acordo com a denúncia, não é verdade que existem muitas vacinas estocadas nas geladeiras do posto, elas foram aplicadas, porém, nos braços de pessoas "escolhidas", os fura-filas, como são conhecidos. O saldo existe, mas ele é bem menor do que se fala.

Diante disso, o Jornal de Lavras entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura e fez os questionamentos da denúncia e, segundo aquela assessoria, sobre a informação de que a SES não estaria enviando vacinas para Lavras é uma informação equivocada. "Lavras está recebendo regularmente as doses, conforme repasse do Ministério da Saúde. A planilha de distribuição pode ser consultada na Agência Minas".

Ainda de acordo com a assessoria, com relação aos critérios de distribuição de vacinas contra a Covid-19 em Minas Gerais, "a Secretaria de Estado de Saúde informa que a ordem dos públicos prioritários a serem vacinados e os critérios para a definição do quantitativo de doses enviadas aos municípios é deliberado pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, o estado não tem autonomia para distribuir às cidades mineiras quantitativo menor ou maior daquele determinado pelo Ministério da Saúde".

Para reforçar, a assessoria informou ainda que "a Secretaria de Estado de Saúde está sendo regularmente informada da quantidade de doses aplicadas, o que pode ser confirmado pelo responsável na Superintendência Regional de Saúde / Varginha".

Sobre a transferência de cinco profissionais às pressas para digitalizar e colocar em dia a situação irregular de Lavras no que tange a imunização, a assessoria confirmou que de fato foram alocados mais profissionais para agilizar a digitação no sistema SiPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), mas negou que foram registrados apenas 20% das doses aplicadas.

O fato é que a vacinação por faixas etárias em Lavras está parada e a Prefeitura está omitindo informações importantes sobre as pessoas infectadas, como idades, por exemplo. As informações da assessoria de imprensa que acompanha o boletim epidemiológico estão cada vez mais resumidas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras