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Publicada em: 23/06/2021 10:07 - Atualizada em: 23/06/2021 13:00
Cemig alerta: clientes devem ficar atentos a diferente tipos de golpes aplicados por estelionatários
Criminosos estão usando o nome da empresa para enganar a população e extorquir dinheiro

Imagem ilustrativa extraída do site Paraná online

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Para alertar seus mais de 8,7 milhões de clientes em todo o Estado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que estelionatários e pessoas de má-fé têm utilizado o nome da companhia para aplicar golpes em diversas regiões de Minas Gerais. Os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança feitas pela Cemig para evitar se tornar vítimas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os criminosos estão utilizando ainda mais a internet para tentar enganar as pessoas. De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas cerca de 35 mil ocorrências de golpes na internet contra a população mineira. Os estelionatários utilizam informações e meios criminosos para induzir as vítimas a acreditar em uma situação que não é verdadeira.
Mas os golpistas não utilizam apenas a internet. Eles usam os mais variados meios. Durante as investigações, a Cemig identificou que esses criminosos praticam, principalmente, três tipos de golpes contra os clientes da companhia.

O primeiro é por contato telefônico e, na maioria dos casos, aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e dizem ser representantes da "4ª Vara Federal" ou da "Justiça Federal" e que a ligação é para cobrar um possível débito existente. Afirmam que, se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à "Cemig Distribuição". Vale enfatizar que o Poder Judiciário não liga para nenhum cliente para fazer cobrança financeira e muitos menos para retirar medidores de energia elétrica.

Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783. O esquema é conhecido como "Golpe de 4ª Vara Federal".
A Cemig informa que não adota a prática recebimentos via depósitos em conta ou transferências bancárias e, em caso de negociação de débitos via WhatsApp, telefone ou e-mail, as formalizações dos acordos, como envio de boletos, contratos ou links de pagamentos via cartão de crédito são enviados sempre através de e-mail com domínio @cemig.com.br.

Ao receber uma cobrança via telefone, a Cemig recomenda que os clientes liguem imediatamente para o "Fale com a Cemig", por meio do número 116, para verificação da autenticidade do contato.

Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação.

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