Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 13/06/2021 12:24 - Atualizada em: 13/06/2021 19:05
Eleitores de Campestre estão escolhendo, neste domingo, prefeito e vice
Tem eleição hoje no Sul e Minas para escolha de prefeito e vice, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral

Urna eletrônica. Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Hoje é dia de eleição para escolher prefeito e vice, mas em Campestre, no Sul de Minas. Desde às 7h, os 16.724 eleitores daquela cidade estão se movimentado para escolher o novo prefeito e vice, isso porque o Tribunal Superior eleitoral (TSE) confirmou o indeferimento do registro de candidatura de Nivaldo Donizete Muniz (PSDB), ele havia sido prefeito eleito na última eleição municipal. Com a sentença, a Justiça Eleitoral determinou a realização de nova eleição.

O Juiz da 222ª Zona Eleitoral julgou procedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público e indeferiu a candidatura Nivaldo por ele ter sido condenado por improbidade administrativa em ação civil pública, que trata de fraude na desapropriação de imóvel para abertura de uma avenida.

Ficou entendido que configurou requisitos para a condição de inelegibilidade, isso porque, no entender da justiça, causou lesão ao patrimônio público e irrequecimento ilícito.

O prefeito Nivaldo apresentou recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e em novembro do ano passado, por 5 votos a 1, a Corte Eleitoral entendeu que "a decisão da Justiça comum não apresenta qualquer condenação ou menção a atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito, cuja previsão se encontra no art. 9º da Lei 8.429/92". Com isso, deliberou que não estariam configurados todos os requisitos para a incidência da causa de inelegibilidade.

O Ministério Público recorreu ao TSE, que reformou o acórdão do TRE e restabeleceu o indeferimento do registro de candidatura de Nivaldo Donizete Muniz. No entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, "cabe à Justiça Eleitoral a verificação dos requisitos para incidência da inelegibilidade da alínea l a partir da base fático-jurídica descrita no acórdão da Justiça Comum, ainda que, na parte dispositiva desse decisum, não haja a condenação fundada nos arts. 9º (enriquecimento ilícito) e 10 (lesão ao Erário) da Lei nº 8.429/92".

Desde o dia primeiro de janeiro deste ano que o presidente da Câmara Municipal está à frente também do Poder Executivo. O Tribunal Regional Eleitoral marcou a eleição suplementar para o dia 11 de abril, porém, devido a pandemia ela foi adiada para hoje.

Estão concorrendo a Cadeira do Executivo naquela cidade os candidatos Marco Antônio Messias Franco, para prefeito, tendo como companheiro de chapa Elias Jorge Zenun, do Democratas, e Rafael Cássio dos Santos com Juliana Hipólita Nogueira Franco, do PV.

A votação está sendo realizada das 7h às 17h. Por recomendação do TSE, das 7h às 10h, a votação foi preferencial para as pessoas acima de 60 anos de idade, como medida de prevenção à Covid-19.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras