Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/05/2021 13:27 - Atualizada em: 20/05/2021 18:17
Vacinas da Pfizer serão distribuídas a 70 municípios mineiros; Lavras já deveria ter recebido
Lavras já deveria estar recebendo as doses do imunizantes da Pfizer, como Juiz de Fora

Ultrafreezer da Ufla, a única instituição da região a contar com este equipamento

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

As vacinas da Pfizer que chegam a Minas Gerais estão sendo distribuídas para Belo Horizonte e Juiz de Fora. Belo Horizonte já recebeu mais de 1,34 milhão de doses, o equivalente a 57% de sua população. Juiz de Fora, quarta maior cidade do Estado, obteve volume proporcional a 47% de seus 573 mil habitantes, isso tem causado insatisfação dos prefeitos, que apontam uma discrepância no percentual de envio de doses de vacina, em relação ao total da população dos outros municípios.

O secretário geral do governo de Minas Gerais, Mateus Simões, em uma entrevista à rádio Super, em Belo Horizonte, afirmou que a próxima leva de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 já poderão ser enviadas a outros 70 municípios do Estado.

Lavras já poderia estar recebendo a vacina da Pfizer, isso porque é uma das poucas cidades do interior do estado a possuir equipamentos especiais para estocar as vacinas, que tem de ficar guardadas a uma temperatura de -70º.

Lavras tem ultrafreezers, eles estão na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e dois deles já foram colocados à disposição do governo do estado para estocar as vacinas.

A Ufla, em janeiro, foi contactada pelo Governo do Estado, através da Superintendência Regional, para avaliar a capacidade de estocagem de vacinas contra coronavírus através de ultrafreezer, uma vez que o imunizante da Pfizer necessita de temperaturas muito baixas, que se situam em torno de -70º. 

Diante do contato, a Ufla disponibilizou dois ultrafreezers com capacidade aproximada de 60 a 80 mil doses em cada um deles, perfazendo um total 120 a 160 mil doses. A Universidade é a única instituição da região que tem os equipamentos.

Então, além de ter um laboratório totalmente estruturado para realização de testes de Covid, o LabCovid, a Ufla está apta e disponível para armazenar e auxiliar na distribuição das tão esperadas vacinas no enfrentamento da epidemia.

A Secretaria Municipal de Saúde poderia ter entrado em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), como fez a cidade de Juiz de Fora, que também tem ultra freezers, e estar imunizando os lavrenses e até os moradores de outras cidades da região. As doses dos imunizantes ficariam estocadas no LabCovid e distribuídas de acordo com a demanda.

São coordenadores do LabCovid a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante e o médico José Cherem. A parceria com o governo do Estado conta com o total apoio do reitor da Ufla, professor João Crysóstomo de Resende Júnior.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras