Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 17/05/2021 00:55 - Atualizada em: 17/05/2021 11:19
A triste marca dos 100 óbitos de lavrenses devido a Covid-19
As cem mortes por Covid em Lavras é uma marca expressiva, o Jornal de Lavras recebeu uma nota sobre o assunto e o articulista pediu que não fosse identificado. Segue a publicação

Imgem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Lavras registrou no boletim do dia 15, sábado, a triste marca dos 100 óbitos pela Covid-19, em pouco mais de 1 ano. Dias, semanas e meses que demoram a passar, se nos falassem que essa epidemia já dura 100 anos, não nos pareceria improvável.

Infelizmente os 100 óbitos não são os únicos 100 que nos acompanham.  Vivenciamos no boletim da Prefeitura Municipal de Lavras os 100% de ocupação hospitalar dos leitos para essa doença na Santa Casa e Hospital Vaz Monteiro repetidamente. Esse número que algumas poucas vezes se manteve abaixo dos 100% de ocupação nos últimos dias, quando o fez foi mais pelos óbitos de lavrenses, ou de nossos amigos e amigas das cidades próximas.

Muitas famílias ainda choram pela perda de seus familiares, infelizmente sem direito a uma despedida digna, quem dera um último adeus acompanhado das lágrimas dos parentes e amigos próximos. Nossos 100 lavrenses mortos pela Covid-19, partiram assim, sozinhos.

Mas também temos heróis e heroínas. Aqui substituímos o C pelo S, faço questão que sejam maiúsculos. Os Sem descanso, nossos médico(a)s, enfermeiro(a)s, técnico(a)s hospitalares, cuidadores, assistentes de serviços gerais, administradores hospitalares, servidor(a)s públicos, etc. Aqueles que cuidam dos nossos idosos em regime de internação como a Casa do Vovô e Lar Augusto Silva, tão nobres e valentes que tocam o coração de todos nós. 

Como não falar do LabCovid/Ufla, ou deveria ser, LabCovid/Lavras, que inúmeras vezes estiveram apoiando na testagem e em orientações de diversos segmentos em nossa cidade e região apoiando instituições e pessoas. Como não lembrar daquela testagem em massa na praça Augusto Silva em mais de 500 pessoas, no apoio ao surto da Fadminas e moradores do Itirapuã. Mais recente na Casa do Vovô e novamente, estavam lá, no olho do furacão. E como temos tido furações.

Não podemos nos acostumar com esses números, não podemos passivamente perder mais 100 lavrenses para essa terrível doença. Muitos outros 100% tem nos assombrado, o aumento de 100% dos casos, cada dia mais rápido. O aumento de 100% no número dos óbitos em um período tão curto.

Urge o poder público em agir, Lavras essa semana foi notícia novamente por mais um surto. Quantos surtos mais serão necessários para que a Prefeitura de Lavras, a secretária de Saúde, a Vigilância em Saúde e Epidemiológica venham a tomar atitudes que ajudem a preservar a vida dos lavrenses. Onde estão os pontos de acolhimento para as pessoas gripadas nos PSFs? Por que os testes antígeno só são feitos na UPA, onde se aglomeram pessoas infectadas com Covid e os não infectados? Por que não testam essas pessoas na nos PSF,s? Isso já foi feito antes, não seria novidade! Por que os laboratórios e drogarias têm fila para exames em caráter particular e estão lotados? Por que não testamos os lavrenses nas Unidades de Saúde? Por que não aumentamos nenhum leito nos hospitais de nossa cidade durante essa segunda onda e somos obrigados a ver os lavrenses morrendo na UPA de Covid-19? Quantos mais morrerão se nada for feito? Por que só vacinamos para Covid-19 em único lugar? Por que pararam com a sanitização no centro? Por que pararam com a transparência? Por quê, pelo amor de Deus, por quê fecharam os leitos do Hospital de Campanha? Tantos e intermináveis "por quês". 

Não é fácil, e ninguém disse que seria fácil, aliás é difícil, mas queremos ações do poder público. Queremos fiscalização, queremos apoio aos profissionais de saúde e hospitais. Queremos mais testagem dos nossos suspeitos de Covid-19 na UPA e nos PSFs. Queremos mais transparência, queremos mais locais de vacinação e mais vacinas. Queremos sanitização. Queremos transparência dos atos.

Não está tudo sob controle, Senhora Prefeita, no mínimo, venha se desculpar por essa infeliz frase. Falada e inacreditavelmente repetida.

Queremos atitude dos nossos gestores em Lavras. Não podemos perder mais lavrenses sem luta.  Não podemos nos acostumar com os números e óbitos e acharmos que é assim mesmo. Se perdermos mais conterrâneos, queremos ter a certeza que lutamos, e lutamos muito pela vida de cada um deles. Certeza que os "por quês'' acima não nos permitem ter, é hora de mudar o rumo no enfrentamento a Covid-19 em Lavras em 2021.

É necessário avisar a comandante que pegue o leme e mude o rumo, os números falam por si, os 100 óbitos completados ontem no dia 15 de maio "gritam" por um novo rumo! Queremos mais luta e menos luto!

Nossos sentimentos e respeito a cada um do(a)s 100 lavrenses que perderam suas vidas por essa terrível e nefasta doença!

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras