Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 28/04/2021 13:48 - Atualizada em: 28/04/2021 17:07
Brasil recebe nesta quinta-feira, 1 milhão de doses da vacina Pfizer
Lavras pode ser uma das poucas cidades brasileiras a receber a vacina da Pfizer, vai depender de vontade política

Vacina da Pfizer, que tem de ser armazenada em baixíssima temperatura e Lavras é uma das poucas cidades do interior que possui ultrafreezer

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Chega amanhã, quinta-feira, dia 29, no Brasil, um carregamento de 1 milhão de doses da vacina Pfizer, esta será a primeira remessa do imunizante após contrato com o Governo Federal. As doses chegarão no aeroporto internacional Viracopos, em Campinas SP. A informação foi repassada pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, quarta-feira, dia 28. O contrato celebrado estabelece entrega de 100 milhões de doses.

Ainda de acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, houve antecipação da chegada de 2 milhões de doses do consórcio Covax Facility, iniciativa vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), de junho para maio. Anteriormente, outros 2 milhões de doses já tinham sido antecipadas, chegando-se, assim, a 4 milhões de dose via consórcio no mês de maio. Segundo ele, foi um trabalho em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A vacina da Pfizer é aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias.

Na semana passada, o Ministério da Saúde havia informado que apenas 26 cidades e o Distrito Federal receberão o imunizante da Pfizer, devido à necessidade de armazenamento a baixas temperaturas, o que dificulta a saída das doses das capitais estaduais.

Nas centrais estaduais, os antígenos podem ser armazenados a -20°C por até 14 dias. Já nas centrais municipais, nas salas de vacina, as doses podem ficar por apenas 5 dias em uma temperatura entre 2° e 8°.

Em janeiro deste ano, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi contactada pelo Governo do Estado, através da Superintendência Regional, para avaliar a capacidade de estocagem de vacinas contra coronavírus através de ultrafreezer, uma vez que o imunizante da Pfizer necessita de temperaturas muito baixas, que se situam em torno de - 70 graus.

Diante do contato, a Ufla disponibilizou dois ultrafreezers com capacidade aproximada de 60 a 80 mil doses em cada um deles, perfazendo um total 120 a 160 mil doses. A Universidade é a única instituição da região que tem os equipamentos.

Então, além de ter um laboratório totalmente estruturado para realização de testes de Covid, o LabCovid, a Ufla está apta e disponível para armazenar e auxiliar na distribuição das tão esperadas vacinas no enfrentamento da epidemia.

São coordenadores do LabCovid a professora Joziana Muniz de Paiva Barçante e o médico José Cherem. A parceria com o governo do Estado conta com o total apoio do reitor da Ufla, professor João Crysóstomo de Resende Júnior.

Diante disso, a Prefeitura de Lavras pode requerer a vacina, visto que Lavras é uma das poucas cidades do Brasil que possui os ultrafreezers.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras