Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 27/04/2021 21:14 - Atualizada em: 28/04/2021 08:22
Ufla tem novo vice-reitor, é o professor Valter Carvalho de Andrade Júnior
Depois da renúncia do professor Scolforo, por motivos de saúde de familiares, assumiu hoje o professor Valter Andrade

Professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, novo vice-reitor da Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, terça-feira, dia 27, a nomeação do novo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o professor Valter Carvalho de Andrade Júnior. Desde o início da gestão 2020-2024, Valter ocupava o cargo de pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Engenheiro Agrônomo - com graduação, mestrado e doutorado cursados na Ufla - Valter é professor associado do Departamento de Agricultura (DAG), da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), e bolsista produtividade do CNPq. Ingressou na Universidade em 2017, por redistribuição, vindo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina MG, onde foi pró-reitor de Graduação, coordenador do curso de Agronomia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV), coordenador de implantação de campus fora de sede e exerceu outros cargos de gestão. Nesse período contribuiu com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) em Comissões e Grupos de Trabalhos instituídos por essa Secretaria.

Na Ufla, já foi chefe do Setor de Olericultura, coordenador-adjunto e coordenador do curso de Agronomia. Foi representante da classe de professor associado no Conselho Universitário (CUNI) e coordena o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT/DAG/Esal/Ufla), local onde são desenvolvidas atividades de apoio ao ensino, pesquisa e extensão do DAG e de outros departamentos da Esal e Unidades Acadêmicas da Ufla. No CDTT são produzidas também as hortaliças de alta qualidade para consumo no Restaurante Universitário (RU), e que têm contribuído com o Banco de Alimentos de Lavras durante a Pandemia de Covid-19. Tem atuação efetiva na graduação e pós-graduação, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa aprovados por órgãos de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e CNPq, além da orientação de estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Há quase um ano à frente da Assistência Estudantil, Valter relata que recebeu o convite para o cargo de pró-reitor encarando-o como uma oportunidade de contribuir com a Ufla e retribuir o apoio que recebeu quando estudante, quando utilizou o RU, a Clínica Odontológica, ocupou uma vaga na Moradia Estudantil, entre outros suportes recebidos. "Sem o suporte da assistência estudantil eu não teria condição de ter feito a minha graduação. Eu aceitei a missão, na época, com o objetivo de realizar um trabalho próximo aos estudantes, com diálogo e decisões compartilhadas, contando com a participação efetiva dos servidores da Praec", diz. Sob a coordenação do professor Valter, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) aperfeiçoou e implantou novos programas e ações que possibilitaram a permanência de centenas de estudantes na graduação durante o momento crítico da pandemia de Covid-19; realizou o Fórum de Assistência Estudantil, para diálogo com os estudantes; elaborou o Plano de Desenvolvimento da Praec (PDU) e está instituindo uma comissão para propor a Política de Assistência Estudantil da Ufla, que deverá ser discutida com toda a comunidade universitária e depois apreciada e aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI).

"Aceitei o convite do professor João Chrysostomo para assumir a vice-reitoria por conhecê-lo, saber da sua índole, sua capacidade de gestão e de condução do que é público. Sei que é uma responsabilidade muito grande, por ser a Ufla uma instituição centenária, reconhecida, e por estarmos passando por um momento delicado no País, que afeta as universidades em todos os aspectos. Será um desafio enorme, mas eu não sou de fugir de desafios. Como fiz com as demais atividades e responsabilidades que assumi ao longo da minha vida profissional, vou executar essa função com muito trabalho e compromisso, procurando sempre fazer o meu melhor. Tenho certeza de que, trabalhando juntos, iremos enfrentar esse momento difícil e, no final, dizer que valeu a pena", resume o professor.

O reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, diz que a indicação do nome do Professor Valter aos Conselhos Superiores da Ufla (CUNI, CEPE e Curadores), para homologação, se baseou em características que o qualificam para ocupar a vice-reitoria, que são a experiência, a competência, a capacidade de conciliação e de condução de tarefas complexas. "Tenho certeza de que realizaremos uma grande gestão, focada na eficiência para a superação dos difíceis desafios que se apresentam para a universidade pública e, principalmente, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, integridade e interesse público", reforça.

Com a saída do professor Valter da Praec, ocorreu uma mudança nas pró-reitorias. Foi nomeada como pró-reitora a professora do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Elisângela Elena Nunes Carvalho, que ingressou na Ufla em 2012. Ela é graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e cursou mestrado e doutorado na Ufla, em Ciência dos Alimentos. Outros dois pró-reitores também assumiram seus cargos após o início da gestão 2020-2024. A professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha está à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) desde dezembro de 2020. Médica Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Christiane ingressou na Ufla em 1995. Tem mestrado e doutorado também pela UFMG, além de pós-doutorados concluídos na Universidade de São Paulo (USP) e na University of London, UL, Inglaterra.

Já Luciano José Pereira assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) em fevereiro de 2021. Ele possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras); especialização em Farmacologia pela Ufla; mestrado, doutorado e pós-doutorado júnior pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fez doutorado sandwich no Utrecht Medical Center, na Holanda, além de pós-doutorado sênior na UFMG.

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras