Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 07/03/2021 19:00 - Atualizada em: 08/03/2021 00:35
Faleceu em Lavras, Luiz Teixeira da Silva, o Tutty da Mobiliaria Aliança
Ele era filho de mãe italiana e pai brasileiro, possuidor de uma inteligência rara, dominava com fluência dois idiomas e era autodidata

Rosa Luto

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Faleceu hoje em Lavras, aos 99 anos, Luiz Teixeira da Silva, o Tutty da Mobiliaria Aliança. Tutty era filho de mãe italiana, Raquel Cicarelli Teixeira da Silva, e pai brasileiro, Joaquim Teixeira da Silva, ele era casado em segunda núpcias com Maria das Lágrimas Teixeira da Silva, a "Guiminha", como é conhecida.

Luiz ganhou o apelido de "Tutty" ainda pequeno, apelido dado por sua avó Agustina Fabri Cicarelli. Tutty tinha uma inteligência invejável, já percebida na infância, quando fazia desenhos na parede e no chão, desenhos que chamavam a atenção de todos. Ele era artista plástico autodidata, falava, lia e escrevia com fluência dois idiomas: Esperanto e Francês, foi Venerável-Mestre da Loja Maçônica Deus e Caridade VIIª, grau 33 na Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, filatelista, foi um dos fundadores do SOS (Serviço de Obras Sociais).

Como artista plástico, Tutty pintou diversos quadros, uma de suas obras que todos conhecem são os painéis pintados no hangar Vaz Monteiro, do Aeroclube de Lavras. Ele foi considerado um dos pioneiros da histórias em quadrinhos no Brasil.

Em junho de 1972, ele, José Medeiros, Jairo Alvarenga, Antônio Carlos Marani, Jeová Medeiros, Alceu Alves Pereira e Paulo Gileno Carneiro de Novais, fundaram a Clube Diretores Lojistas (CDL).

Em 1969, no mês de julho, foi inaugurado em Lavras o Laboratório Maçônico "Dr. Paulo Menicucci", por iniciativa de Luiz Teixeira da Silva, João Batista Lacerda, Celso Guimarães Rocha e Tarcísio Saltarelli. Este laboratório mantinha uma farmácia que fazia distribuição gratuita de medicamentos à população carente.

Em outubro de 1974, um grupo de filatelistas, liderado por Luiz Teixeira, fundou o Clube Filatélico de Lavras, que teve como presidente o engenheiro José Alfredo Unes.

Luiz tinha seis filhos: Cláudio, empresário residente no Espírito Santo; Gilson Teixeira, médico; Marcelo Teixeira, dentista; Marcília, única filha residente em Lavras; Elizabete Teixeira da Silva Clemente, já falecida; e Maria Emília, a "Mila" professora do Unilavras, falecida há 7 meses.

O sepultamento será realizado no cemitério São Miguel, amanhã, segunda-feira, dia 8, às 9h. Devido ao protocolo do Ministério da Saúde, que restringe aglomerações durante este período de pandemia, o velório será restrito aos familiares. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras