Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/02/2021 10:09 - Atualizada em: 24/02/2021 17:23
Prefeitura de Lavras agora pode importar vacinas contra Covid
Por decisão do STF, estados e municípios agora podem importar vacinas contra Covid sem interferência do governo federal

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou estados e municípios a comprar e distribuir vacinas contra a Covid-19. Com a decisão, prefeitos e governadores poderão adquirir os imunizantes, caso as doses do Programa Nacional de Imunização sejam insuficientes.

A autorização do STF foi anunciada ontem, terça-feira, dia 23, depois que foi anunciado, no dia anterior, segunda-feira, dia 22, o resultado de um estudo conduzido pelas universidades federais de São João del-Rei e Juiz de Fora, de que o Brasil precisa vacinar 1 milhão por dia para controlar a pandemia em 1 ano.

Pesquisa mostrou ainda que no atual ritmo de vacinação, mortes no país devem dobrar até fevereiro do ano que vem, 2022.

A necessidade dos governos estaduais e municipais de se tomar uma posição para acabar com a doença, visto que o país não tem uma política estruturada para este fim, com a decisão do STF, a permissão do Supremo valerá caso o governo federal não cumpra o PNI (Plano Nacional de Imunização) ou se as doses previstas no documento não sejam suficientes, como está acontecendo.

Lavras é uma das pouquíssimas cidades do interior que pode adquirir os imunizantes porque tem dois fatores importantes: dinheiro e os super frezeers da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que pode estocar as vacinas sem correr risco de perde-las.

Cada dose do imunizante custa algo em torno de U$8, o correspondente a pouco mais de R$ 40. A administração passada deixou mais de R$ 2 milhões para serem gastos com a pandemia. Se o município adquirir 50 mil doses do imunizante, pode vacinar a metade da população e, com isso, chegar a imunidade de rebanho, somados as vacinas repassadas pelo governo federal, que estão chegando aos municípios em doses homeopáticas. 

Na noite de ontem, o vereador Marcos Possato informou que vai sugerir ao Executivo que faça a imediata aquisição destes imunizantes de forma rápida, visto que com a liberação pelo STF, certamente haverá uma corrida para compra dos imunizantes e a cidade, segundo Possato, não poderá ficar para trás nesta corrida extremamente necessária. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras