Contenção evita deslizamentos neste período de chuva, que vai de dezembro a março. Foto: Arteris / Divulgação
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A concessionária Arteris Fernão Dias, responsável pelos 570 quilômetros que separam as capitais de Minas e São Paulo, divulgou nota para a imprensa sobre investimento de R$ 45 milhões na recuperação e manutenção de terraplenos e estruturas de contenção existentes ao longo da rodovia. Conforme a concessionária, nos 570 quilômetros concedidos de pista existem aproximadamente 2.202 estruturas.
Segundo a concessionária, o serviço é para garantir a segurança dos usuários, principalmente, no período de chuva, entre os meses de dezembro a março, todas estruturas passam por manutenção e conservação de forma sistemática e preventiva, para evitar erosões e deslizamentos.
No ano passado, 259 estruturas receberam algum tipo de melhoria, segundo a Arteris. Entre as regiões que passaram por manutenções está o km 722 - em Lavras, km 801 - em São Gonçalo do Sapucaí e km 873 - em Estiva, cidades mineiras. Nesses locais, um dos materiais utilizados foi a manta de fibra de coco associada a hidrossemeadura.
Além da técnica de solo grampeado (técnica de contenção de solo), outras soluções de engenharia também serão utilizadas nos trabalhos de 2021. Um dos casos são cortinas atirantadas, que são estruturas sustentadas por tirantes, que são constituídos por barras de aço especiais ou cabos de cordoalha.
Diferente do solo grampeado, essa solução de engenharia é aplicada geralmente em pontos com movimentações de solo de grande envergadura e/ ou alturas elevadas. A técnica está sendo realizada na obra de recuperação do talude no km 480 da pista sentido São Paulo, em Betim. A Obra foi iniciada em janeiro e tem previsão de conclusão em abril deste ano.