Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 08/01/2021 14:18 - Atualizada em: 10/01/2021 11:23
LabCovid faz testagem de Covid em pacientes do Lar e Vida, em Lavras
O LabCovid é credenciado pela Fundação Ezequiel Dias - Funed, e é referência para o diagnóstico Covid-19 no Sul de Minas

Equipe de profissionais do LabCovid, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), na entrada do Lar e Vida

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) inaugurou no dia 14 de outubro do ano passado, um moderno laboratório molecular para análise de testes de coronavírus. A estrutura recebeu equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19.

O laboratório, denominado LabCovid, vai realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença. Mas os equipamentos que foram instalados no LabCovid serão úteis também pós-pandemia, pois todos materiais poderão ser usados para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.

Na quarta-feira, dia 6, os profissionais do LabCovid realizaram testagem de indivíduos sintomáticos e assintomáticos no Lar Esperança e Vida "Mateus Loureiro Ticle", que acolhe os pacientes oncológicos. Naquele local, no bairro Nova Era, foram coletadas amostras com swab nasal para a realização de exames tipo RT-PCR, elas são coletadas e analisadas pelos profissionais do LabCovid, laboratório com tecnologia de última geração da Universidade. Estes resultados serão conhecidos até amanhã, sábado.

Segundo a pró-reitora de pesquisa e coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, a ação teve a intenção de identificar a presença do vírus em pessoas infectadas, mas sem sintomas da doença. "O importante neste momento é garantir diagnóstico precoce, que é uma das formas mais eficientes de se evitar a circulação do vírus na população. Além disso, ele é fundamental para se conseguir isolar principalmente pessoas assintomáticas, que, sem suspeita clínica da infecção, podem circular entre os pacientes oncológicos", esclarece.

Caso o resultado do teste seja positivo, os profissionais da saúde orientam o isolamento da pessoa infectada por 14 dias ou mais. O sistema imunológico dos pacientes com câncer é uma grande preocupação em tempos de coronavírus. Sem medicamentos ou vacinas para proteger o organismo, a resposta imune de quem tem câncer se torna ainda mais vulnerável à Covid-19. "É fundamental termos a certeza da ausência de infectados dentro da instituição, para que possamos continuar os nossos trabalhos com mais segurança durante a pandemia", disse a presidente do Lar Esperança e Vida, Dalvany Divina da Silva.

A ação contou com a participação de voluntários, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos da Ufla. A equipe contou com o médico José Cherem, Alexandra Fernandes, Pedro Augusto Luciano, Denise Rocha, Dirceu Melo, Mariana Torquete, Kátia Oliveira, Pedro Henrique de Castro e Ingrid Alvarenga.

Apoiados pelo reitor João Chrysóstomo no enfrentamento à Covid-19, desde outubro, o LabCovid testou mais de mil pessoas, incluindo profissionais da saúde em três estabelecimentos de saúde da cidade: Hospital Vaz Monteiro, Santa Casa e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A previsão é expandir as análises na região de Lavras.

O laboratório de testes de biologia molecular para o enfrentamento da doença é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed). "O LabCovid é hoje, o laboratório de referência para o diagnóstico Covid-19 do Sul do estado de Minas Gerais. O LabCovid tem dentre outros, o objetivo de auxiliar no enfrentamento a esta pandemia, reduzindo o tempo de espera dos resultados e apoiando as ações da Funed na microrregião de Lavras", disse a professora Joziana.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras