Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 11/06/2021 16:28 - Atualizada em: 11/06/2021 16:30
Alisson Paolinelli, ex-aluno, ex-professor e ex-diretor da ESAL (Ufla), será indicado para o Nobel da Paz
Ele foi o idealizador da ocupação do Cerrado brasileiro, e teve como parceiro neste evento que revolucionou a agricultura brasileira, Alfredo Sheid Lopes

Alisson Paolinelli com José Roberto Scolforo, atual vice-reitor da Ufla, na solenidade de entrega da comenda "Luiz de Queiroz", em São Paulo

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O ex-aluno, ex-professor e ex-diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Alysson Paolinelli, será indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala, com isso, matando a fome de milhões de pessoas no Brasil e no exterior, visto que o país é o maior exportador de alimentos do mundo.

Paolinelli tem 84 anos, tem uma notável trajetória com experiências que o distingue como um dos expoentes da agricultura nacional, considerado um dos grandes responsáveis pela maior revolução tropical agrícola da história.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Posteriormente, como professor, Alysson Paolinelli foi um dos líderes na federalização da ESAL em 1963 e, mais tarde (1966 a 1971) já como diretor da Instituição, possibilitou um ritmo de expansão próprio do dinamismo que é característico de seu perfil.

Paolinelli também foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Foi ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel, de 1974 a 1979. Presidiu a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Foi secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, chefe da Delegação Brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO e presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil.

Em 2006, Paolinelli foi laureado com o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para o aumento da qualidade e da quantidade de alimentos no mundo.

Hoje, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Com informações Ascom/Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras