Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 09/11/2020 23:54 - Atualizada em: 10/11/2020 12:10
Secretário de Estado de Saúde visitou Lavras, ele veio conhecer a estrutura do LabCovid
O laboratório LabCovid vai fazer testes para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e, além do laboratório, o Secretário conheceu também as obras do Hospital Universitário

Secretário Carlos Eduardo Amaral, quando visitava as obras do Hospital Universitário da Ufla, ele estava acompanhado, do reitor João Chrysostomo, do vice-reitor José Roberto Scoforo, da pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante e do prefeito José Cherem

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, esteve em Lavras na tarde de sexta-feira, dia 6, ele veio de Pouso Alegre, onde cumpriu agenda de visita a hospitais da cidade.

Em Lavras, o Secretário visitou as obras do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (Ufla), no bairro Jardim Glória. Ele conheceu as dependências do hospital, que terá 104 leitos, sendo 10 de terapia intensiva, 14 de leitos de hospital-dia e bloco cirúrgico. Ele recebeu informações sobre a estrutura física e dos equipamentos. O empreendimento possui três pavimentos, em uma área de mais de 6.700m2, além de mais mil metros quadrados com 23 consultórios, o HU oferecerá atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário foi informado que HU será um hospital de alta e média complexidade, baseado nos pilares educacionais, que é pesquisa, ensino e extensão.

O Secretário falou que Minas Gerais está implementando um novo modelo de integração do serviço médico hospitalar em nível de alta e média complexidade e que ele acha importante inserir, dentro do contexto da necessidade do Estado, o Hospital Universitário da Ufla. Disse também que a direção da Universidade pode contar com o apoio dele, por isso o motivo de sua visita à estrutura física do HU. Com essa integração, os recursos chegarão com mais eficiência no cidadão de acordo com a necessidade da estrutura médico-hospitalar do Estado.

O secretário Carlos Eduardo disse que ficou impressionado com a estrutura do Hospital Universitário, tanto nas dimensões como na modernidade. Ele deixou claro que a Universidade e o município podem contar com a colaboração do Estado para efetivamente colocar em funcionamento o HU. Ele ressaltou também a importância do ensino médico de qualidade.

A visita foi acompanhada pelo reitor da Ufla, professor João Chrysostomo, pelo vice-reitor José Roberto Scolforo, pela pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, pelo prefeito José Cherem e outros representantes da Universidade. A professora Joziana Barçante e o reitor João Chrysostomo fizeram uma explanação sobre o Hospital Universitário para o secretário Carlos Eduardo.

Do Hospital Universitário, o secretário Carlos Eduardo Amaral e a comitiva foram para o campus da Ufla, para conhecer o LabCovid, um laboratório molecular para análise de testes de coronavírus. A estrutura recebeu equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. O laboratório, denominado LabCovid, vai realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.

Os equipamentos que foram instalados no LabCovid serão úteis também pós-pandemia, pois todos material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai credenciar toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, será analisado no local. O laboratório foi inaugurado em outubro. Na sexta-feira ele recebeu o último painel de amostras do processo para credenciamento à Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias. Após essa última fase, será possível o início da contribuição da Ufla com os testes feitos no Estado para enfrentamento à Covid-19.

Na visita, o Secretário recebeu todas as informações sobre o funcionamento do laboratório, da criação do hospital, do objetivo de fazer o credenciamento junto ao governo do estado para ser referência na parte da microrregião. Ele ficou impressionado com a tecnologia, disse que é um laboratório altamente tecnológico, disse que ele tem de ser referência em toda região macro sul, pois é o laboratório mais moderno em Minas Gerais neste momento. O reitor João Chrysostomo firmou compromisso e ele se mostrou muito interessado neste referênciamento do hospital a nível da macrorregião, que compreende mais de cem municípios.

Depois o Secretário se dirigiu ao auditório da reitoria, onde tomou conhecimento sobre a Universidade e também o referencial de Lavras no enfrentamento a Covid e principalmente a aquisição do laboratório de biologia molecular. O Secretário parabenizou a reitoria da Ufla, e também ao prefeito José Cherem pela forma que foi feito o enfrentamento da pandemia na cidade, enalteceu a integração da Universidade com o município, falou do apoio do Estado no enfrentamento a pandemia e finalizou dizendo que espera retornar em breve a Lavras para inaugurar o hospital, que segundo ele, vai servir toda Minas Gerais, para o município e para a macro e microrregião.

O reitor da Ufla, professor João Chrysostomo, agradeceu a vista do secretário Carlos Eduardo a Universidade e disse que a instituição atua sempre para cumprir sua missão de servir à sociedade em diferentes frentes, e os resultados têm sido muito bons porque há a integração de esforços entre diversas instâncias para a boa aplicação dos recursos públicos. "A proximidade com o poder público estadual é essencial para que a Ufla avance em vários projetos e para que colabore ainda mais com o interesse público regional".  

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras