Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Artigo /


Publicada em: 18/08/2020 08:23
Brasil completa três anos sem pilotos na Fórmula 1 e vê alguma chance com futuras promessas nas categorias de acesso

Foto extraída do ParanáPortal: Reprodução/Twitter Fórmula 1

 

De 2017 para cá, o piloto Felipe Massa foi o último brasileiro a correr na Fórmula 1. Apesar de acumular vários títulos mundiais na categoria e diversas vitórias, o Brasil completou três temporadas sem qualquer representante. Algumas promessas surgiram em divisões inferiores, sendo uma delas um piloto natural de Lavras, mas não houve quem conseguisse chegar na elite do automobilismo. Entretanto, o futuro parece ser promissor com alguns bons nomes que estão se destacando recentemente, como o mineiro Sérgio Sette Câmara.

Em toda sua história, a F1 já contou com mais de 30 pilotos brasileiros. Alguns nomes ficaram marcados na cabeça do torcedor, como Rubens Barrichello, José Carlos Pace, Felipe Massa e Pedro Paulo Diniz. Entretanto, como mostra o gráfico feito pelo portal Globoesporte, apenas Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi foram responsáveis pelos oito títulos mundiais do Brasil na categoria. No total, foram 101 vitórias e 293 pódios de brasileiros na F1, além, é claro, de muita história para contar.

A boa fase, no entanto, acabou na temporada 2017, após a segunda despedida de Felipe Massa. O piloto não renovou contrato com a Williams e o Brasil, depois de 48 anos seguidos, ficou sem qualquer piloto no grid de largada da Fórmula 1. Alguns nomes tiveram oportunidade de evitar isso, como foi o caso do lavrense Gustavo Bertechini. Ele chegou a correr na Fórmula 3 Sul-Americana em 2011, quando tinha 19 anos, mas não conseguiu destaque suficiente para buscar um espaço na elite.

Outros pilotos chegaram mais longe, como foi o caso de Bruno Senna e Felipe Nasr. Os dois correram na F1, mas não conseguiram mostrar rendimento o suficiente para se manter na categoria. Em entrevista para o site Yahoo! Esportes, Nasr explicou a experiência e valorizou todo o aprendizado que levou para a carreira. O brasileiro é, atualmente, piloto nos Estados Unidos.

Futuros candidatos

São três temporadas consecutivas sem qualquer representante do Brasil na F1, porém o futuro parece ser promissor. Apesar de em 2021 a chance ser baixa, nos anos seguintes é provável que algumas das promessas brasileiras que estão na Fórmula 2 consigam um espaço. Atualmente, como mostra a reportagem do site iCarros, Pedro Piquet, Felipe Drugovich e Guilherme Samaia são os pilotos com mais chance de brilhar na F1. Os três estão no último degrau antes da elite e precisam vencer nessa etapa para se destacar.

É claro que não poderia faltar um mineiro entre as promessas brasileiras. O estado de Minas Gerais é uma das referências em automobilismo e esportes de natureza similar, independentemente da categoria. No ano passado, por exemplo, o lavrense Tunico Maciel garantiu o bicampeonato no Rally dos Sertões com certa facilidade. Na F1, é o já mencionado belo-horizontino Sérgio Sette Câmara que pode desafiar os gigantes. Atualmente, ele é o piloto de testes da Alpha Tauri e alguns rumores indicam uma possível vaga na equipe.

Enquanto nenhum brasileiro consegue chegar na Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton, fã declarado de Ayrton Senna, luta para confirmar todo favoritismo que tem para chegar ao sétimo título mundial da Fórmula 1 em 2020. No dia 8 de agosto, segundo os números disponíveis no site de aposta esportiva online Betway, o piloto da Mercedes aparecia com 94,3% de chance na disputa pelo troféu do Campeonato Mundial de Pilotos da F1. Valtteri Bottas, seu atual companheiro de equipe, vinha logo em seguida. Hamilton tem tudo para se tornar o maior campeão da categoria, ao lado de Michael Schumacher.

Outras categorias

Não é apenas na Fórmula 1 que os brasileiros estão buscando ganhar mais destaque. No motociclismo, por exemplo, também existem alguns pilotos que lutam por uma chance. Esse é o caso do brasileiro Eric Granado, que atualmente corre na MotoE. O piloto de 24 anos não conseguiu espaço na MotoGP e, por isso, aceitou disputar a categoria de motos elétricas. Ele venceu a prova de estreia na temporada, está com 28 pontos e é um dos candidatos ao título.

A paixão dos brasileiros por automobilismo é forte tanto em termos de quatro rodas quanto de duas rodas. Em Lavras, por exemplo, o piloto Rodrigo Pinna é um dos nomes mais conhecidos na motovelocidade. Ele disputa alguns dos torneios nacionais mais importantes e, nos últimos dois anos, conseguiu bons resultados no Torneio Paulista de Motovelocidade.

O Brasil é um país com bastante tradição nos esportes motorizados, ainda que, infelizmente, o momento não seja dos melhores. Entretanto, como nós mostramos, há grandes chances de algum piloto brasileiro conseguir uma vaga na F1 nos próximos dois ou três anos. O que resta aos torcedores é apoiar e esperar que o hino nacional possa voltar a tocar em algum pódio das etapas de Fórmula 1.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras