Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 07/05/2020 18:48 - Atualizada em: 07/05/2020 23:11
Ufla avança em investimentos na área de Esportes
Além do investimento no esporte, a Ufla está gerando empregos em Lavras, na construção de forma direta e indireta

Ufla dotará a cidade com um complexo esportivo de ponta no Brasil. Imagem de divulgação

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Mais de R$ 7 milhões serão investidos na área de esportes da Universidade Federal de Lavras (Ufla). O recurso destinado pela Secretaria Especial do Esporte, ligada ao Ministério da Cidadania visa a construção de um Ginásio de Ginástica e uma Piscina semiolímpica aquecida. E, para tornar tudo isso sustentável, haverá um investimento maior em placas fotovoltaicas na Universidade.

As obras já iniciaram no Complexo Esportivo da Ufla - anexo à Pista de Atletismo - e a previsão de finalização do Ginásio é para o final do segundo semestre de 2020 e da Piscina para o primeiro semestre de 2021.

A construção do Ginásio visa fortalecer o desenvolvimento da equipe de Ginástica Aeróbica da Universidade, que alcança resultados      expressivos no cenário esportivo Mundial, tendo como membros um dos técnicos e vários atletas da Seleção Brasileira.

Além da equipe de competição, o Departamento de Educação Física (DEF/Ufla) desenvolve, desde 2010, um trabalho de popularização das Ginásticas, atendendo crianças a partir de 5 anos até estudantes universitários, por meio do projeto Ginástica na Ufla. Hoje são cerca de 200 participantes nas mais diversas turmas, com expectativa de dobrar após a finalização da obra.

Além disso, são conduzidas várias pesquisas, cursos de formação de professores, treinadores e árbitros, que serão extremamente beneficiados com a construção desse espaço, que contará com dois salões para aulas e treinamentos, sala de aulas, centro de reabilitação e prevenção, salas de treinamento e vestiários. Tudo isso em um projeto pioneiro nas Américas que prevê parcerias com as entidades gestoras das ginásticas nacional e internacional.

Já a Piscina semiolímpica aquecida terá 25 metros de comprimento por 12,5 de largura, com seis raias de 2,5 metros de largura. O lado da saída terá 2,3 metros de profundidade e o outro lado 1,3 metros. No espaço haverá ainda sala de aula, gabinete de professor, laboratório, arquibancada com quatro lances de degraus e 15 metros de comprimento, vestiários, e secretaria para controle de entrada. 

No ensino, a Piscina será utilizada nas disciplinas relacionadas às atividades aquáticas, treinamento e fisiologia do exercício. Na pesquisa serão desenvolvidos projetos de biomecânica dos nados por meio da análise de imagem e estudos de controle da carga de treinamento no ambiente aquático. E, na extensão serão conduzidos projetos para atividades na comunidade universitária e lavrense, no combate ao sedentarismo e na formação de uma equipe competitiva de natação, além da iniciação de uma equipe de polo aquático.

Para o reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo, essa é uma grande conquista para a Instituição e toda a sua comunidade acadêmica, além de toda a região de Lavras que se beneficia com os projetos de extensão. "Fizemos pelo menos 15 reuniões na busca desses recursos. E, em 2019 conseguimos lograr êxito. Destacamos que todas essas estruturas têm um enorme impacto na Ufla, permitindo melhorias no ensino, na pesquisa, e ainda na extensão universitária".

O reitor ressalta que por meio desse investimento, espera-se um crescimento na área de pesquisa do Departamento de Educação Física. "É um investimento muito expressivo que conquistamos, e esperamos que os professores aprofundem a sua inserção em pesquisas para que possamos ter em breve um curso de mestrado em algumas das áreas da Educação Física e posteriormente de doutorado. Pois, é assim que se constrói uma universidade de qualidade".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras