Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ História /


Publicada em: 15/12/2019 18:30 - Atualizada em: 16/12/2019 12:08
Há 25 anos era criada a Universidade Federal de Lavras pelo presidente Itamar Franco
Hoje, 25 anos depois, a Ufla é uma das maiores do Brasil e da América Latina

Fotomontagem do Jornal de Lavras: Antônio Nazareno Guimarães Mendes e José Roberto Scolforo, dois dos reitores que impulsionaram a Ufla refletindo na economia de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Hoje, dia 15 de dezembro, comemora-se 25 anos que a Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) foi transformada em Universidade Federal de Lavras (Ufla). O presidente Itamar Franco assinou no dia 15 de dezembro de 1994, o projeto de lei número 8956, transformando a Esal e Ufla, sendo o seu primeiro reitor o professor Silas Costa Pereira.

Em 25 anos a cidade mudou em decorrência desta transformação, ocorreram investimentos em todas as áreas e o reflexo foi na economia da cidade. Hoje a Universidade Federal de Lavras é, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), uma das 42 universidades brasileiras, entre as 2.052 mil, a obter, pelo 12º ano consecutivo, o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), índice este conseguido apenas por 2% das universidades públicas brasileiras.

Em Minas Gerais, apenas três universidades atingiram o conceito máximo: Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

A Ufla também subiu, este ano, 9 posições no ranking internacional de sustentabilidade no UI GreenMetric World University Ranking, que avalia ações sustentáveis desenvolvidas por instituições de ensino no mundo inteiro. Hoje a Ufla ocupa a 29ª posição no ranking geral em âmbito mundial e a segunda na América Latina e no Brasil. No quesito Educação e Pesquisa, figura entre as dez instituições com a melhor pontuação.

Agora a Ufla está escrevendo um novo capítulo que vai revolucionar a cidade de Lavras e toda a região, em 2020 será concluído o Parque Tecnológico, o LavrasTec, que vai proporcionar o desenvolvimento econômico e geração de empregos para Lavras e região. O LavrasTec será o maior empreendimento criado visando promover pesquisa e inovação na área de tecnologia. 

Nestes 25 anos de Ufla, todos reitores que passaram pela instituição, bem como sua equipe de trabalho, muito fez pela Ufla e refletiu na economia de Lavras e região, mas dois nomes merecem destaque: Antônio Nazareno Guimarães Mendes e José Roberto Soares Scolforo, sendo este último, o responsável pelo maior impulso na Universidade com reflexo na economia de Lavras e toda a região.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras