Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Economia /


Publicada em: 02/12/2019 10:34 - Atualizada em: 02/12/2019 17:06
Presídios de Minas Gerais começaram a racionar água como medida de economia
Em média, um preso gasta 88% a mais de água que um cidadão em liberdade

Imagem ilustrativa extraída do site Portal 75

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Desde ontem, domingo, dia primeiro, que as unidades prisionais do estado adotaram o racionamento de água para gerar economia aos cofres públicos. O estado tem 72 mil presos em 197 presídios estaduais, como Lavras, por exemplo.

A medida foi anunciada pelo governo de Romeu Zema na sexta-feira, dia 29, e desagradou a Defensoria Pública de Minas Gerais, que em nota expressou seu descontentamento e afirma estudar medidas para ingressar com ação extrajudicial ou judicial ainda no início da semana para evitar o racionamento.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a água nos presídios poderá ser utilizada por seis horas diárias. A medida foi definida, pois segundo a secretaria, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento mostram que um detento gasta em média 88% a mais de água do que um cidadão em liberdade.

"É uma medida de gestão que busca eficiência no setor público, sem desperdício do dinheiro do contribuinte e com a garantia da manutenção dos direitos dos presos e da pessoa humana", afirmou o governo.

A Secretaria de Justiça garante que "a restrição do uso da água não trará prejuízos aos trabalhos de humanização e ressocialização realizados dentro das unidades prisionais".

Atualmente, o gasto médio mensal com água nas unidades prisionais de todo o estado é de R$ 7,5 milhões. O governo espera economizar 10% desde valor com o racionamento.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras