Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 23/06/2018 21:46 - Atualizada em: 24/06/2018 13:55
(Por Leonardo Assad) Brasil e Alemanha nas oitavas?
Alemães vencem com gol no último lance e México se classifica. Bélgica dá show.

foto: Alemanha. Fonte: Getty Images/Fifa.com

 

Grupo G - Bélgica 5x2 Tunísia

 foto: Bélgica. Fonte: Getty Images/Fifa.com

 

Jogando um futebol de encher os olhos, talvez por isso tenha chovido ao mesmo tempo em que fazia sol, a Bélgica deu o espetáculo aguardado de um time que tem Hazard, De Bruyne e o oportunismo de Lukaku. Os gols perdidos por Batshuayi nem fizeram falta, precisou de quatro oportunidades para fazer um. A Tunísia se esforçou, mas não assustou.

Há 20 jogos sem saber o que é perder, a última vez foi nos 2 a 0 para a Espanha em amistoso disputado no ano de 2016, o show começou com um gol de pênalti sofrido e convertido por Hazard aos 05 minutos, o primeiro dele em Copas, cobrando no canto direito do goleiro Ben Mustapha.

Depois de 16 anos a Bélgica voltou a balançar a rede no primeiro tempo de uma partida de Copa do Mundo. A última vez havia sido na fase de grupos da Coréia e Japão em 2002, vitória sobre a Rússia por 3 a 2. Nesta mesma edição, belgas e tunisianos se enfrentaram pela última vez e empataram em 1 a 1, gols de Bouzaiene (Tunísia) e Wilmots (Bélgica).

Aos 15 minutos Mertens puxou o contra-ataque e lançou Lukaku, centroavante do Manchester United, que chutou cruzado no canto esquerdo de Ben Mustapha para fazer 2 a 0.

A resposta da Tunísia veio 02 minutos em cobrança de falta de Khazri na cabeça de Bronn, zagueiro e lateral-direito do Gent/BEL, sem chances de defesa para Courtis, diminuindo o marcador para 2 a 1.

Nos acréscimos da etapa inicial Meunier roubou a bola de Maaloul, tabelou com De Bruyne e encontrou Lukaku livre dentro da área para balançar a rede. Foi o quarto gol dele na Copa, se tornando o artilheiro ao lado de Cristiano Ronaldo. Também chegou aos mesmos cinco gols de Marc Wilmots pela seleção belga na principal competição da FIFA.

Sentiu falta de Hazard? Pois bem, ele voltou a balançar as redes no início do segundo tempo.

De Bruyne fez um lançamento no estilo Gerson, encontrando Hazard que matou no peito, driblou Ben Mustapha e rolou para o gol vazio. Foi o segundo dele no jogo, o quarto da Bélgica.

Batshuayi entrou no lugar de Lukaku e cansou de perder gols, mas fez 5 a 1 aos 34 aproveitando o cruzamento de Tielemans.

A Tunísia deu o ar da graça aos 47, quando Naguez cruzou na medida para Khari diminuir o placar pra 5 a 2. Esta é a 13° partida seguida sem vitória em Copas.

Foi a primeira vez que a Bélgica fez cinco gols em uma partida de Copa do Mundo, além de estarem invictos há 11 jogos considerando apenas a fase de grupos.

O placar de 5 a 2 já aconteceu em nove oportunidades, sendo a última em 2014, duelo em que a França derrotou a Suíça. A primeira vez foi em 1934 na Itália, vitória da Alemanha sobre a Bélgica.

Este resultado quebrou um recorde em Copas do Mundo. Pela primeira vez nenhum dos 27 primeiros jogos terminaram empatados sem gols. A marca anterior foi registrada na Suíça em 1954.

Na última rodada a Bélgica enfrentará a Inglaterra, às 15 horas, no Kaliningrad Stadium, apenas para cumprir tabela.

 

Grupo F - Coréia do Sul 1x2 México

 foto: México. Fonte: Getty Images/Fifa.com

Repetindo o confronto que aconteceu na Copa do Mundo da França em 19

98, válido pelo Grupo E, e na época vencido pelo México pelo placar de 3 a 1, as duas equipes entraram em campo com objetivos distintos. Os mexicanos queriam os 3 pontos para garantir a classificação, enquanto os coreanos sonhavam pelo menos com um empate. Alemanha e Suécia estavam de olho neste jogo assim como os 43.472 torcedores nas arquibancadas do Rostov Arena.

No duelo de 1998 os gols da equipe mexicana foram marcados por Ricardo Pelaez e Luis Hernandez duas vezes. Mas hoje, uma nova história começou a ser escrita aos 25 minutos, quando Guardado tentou fazer o cruzamento, mas o zagueiro Jang Hyun-Soo fez uma linda defesa dentro da área. Foi um lance tão claro que não precisou do VAR. Vela cobrou com categoria e Jo Hyeon-Woo nada pôde fazer.

Aos 20 minutos do segundo tempo veio o golpe de misericórdia. Lozano puxou o contra-ataque e acionou Chicharito que driblou Jang Hyun-Soo e finalizou sem chances para o goleiro coreano. O placar de 2 a 0 refletia o que acontecia em campo.

Sem fazer por merecer, a Coréia do Sul diminuiu o marcador nos acréscimos com Son Heung-Min, acertando um chute indefensável para Ochoa da entrada da área.

Desde 1986 participando de Copas do Mundo, não foi desta vez que a Coréia do Sul repetiu o feito de 2002, quando chegou às semifinais e foi eliminada pela Alemanha em casa. Já o México continua sem perder para equipes asiáticas na principal competição da FIFA. Outro fato curioso é que os mexicanos não saem derrotados do segundo jogo desde 1978 na Argentina.

 

Grupo F - Alemanha 2x1 Suécia

 foto: Alemanha2. Fonte: Getty Images/Fifa.com

Futebol é um esporte onde o improvável pode acontecer, seja no primeiro minuto ou no último segundo. A Alemanha, com um jogador a menos, precisando da vitória diante de uma Suécia bem postada defensivamente e o relógio marcando 48 do segundo tempo. Tony Kroos em sua pior partida nos últimos 10 anos vai pra cobrança de uma falta na lateral da área. Rola pra Reus que devolve e pimba, tirou o coelho da cartola. GOOOOOOOOLLLLLLLLLLL gritou o narrador enlouquecido com o que estava acompanhando e imagens dos torcedores alemães. Foi uma virada épica, de emocionar quem ama este esporte. Futebol é a coisa mais importante entre as menos importantes, diria o poeta.

Antes do apito inicial a tragédia estava anunciada, muito em função do desempenho ruim nos amistosos e a derrota para o México que surpreendeu aqueles que não acompanham futebol diariamente. O que se via nas redes sociais eram comentários relembrando de seleções que foram campeãs e eliminadas na fase de grupos da edição seguinte. França campeã em 1998 e caiu em 2002. Itália campeã em 2006 e caiu em 2010. Espanha campeã em 2010 e caiu em 2014. Alemanha campeã em 2014 e caiu em?

A Alemanha pressionava e a Suécia jogava no contra-ataque. O VAR poderia ter entrado em ação aos 12 minutos, quando Boateng empurrou o atacante sueco Berg dentro da área. O placar foi aberto com 31 de bola rolando. Toivonen aproveitou um erro de passe de Tony Kroos e encobriu Neuer com muita categoria.

Aos 02 do segundo tempo Mario Gomez, entrou no lugar de Draxler, foi até a linha de fundo e cruzou para Reus empatar a partida em 1 a 1. Pronto, teria 43 minutos mais os acréscimos. O tempo foi passando e o goleiro Olsen fazia grandes defesas, no chute final a bola batia em alguém e saia, as jogadas não eram bem executadas. É necessário ressaltar o quanto os alemães não entraram em desespero em momento algum. Fizeram um grande jogo tocando a bola com paciência, invertendo as jogadas, arriscando chutes de fora da área, cruzamentos pelo alto e no chão. Em determinado momento todos os suecos estavam encurralados atrás da linha de meio de campo.

A expulsão de Boateng faltando 10 minutos para o fim do tempo regulamentar parecia que era o fim, mas não foi. Como o resultado era péssimo, pois permitiria que a Suécia jogasse por um empate contra o México na última rodada, o técnico Joachim Löw soltou o time e foi para o tudo ou nada, mesmo com um jogador a menos. Aos 42, Olsen fez um milagre em cabeçada de Mario Gómez, espalmando pra linha de fundo. Brandt acertou um lindo chute na trave quatro minutos depois. Parecia que a bola não iria entrar de jeito nenhum.

Tony Kroos, aquele que fazia sua pior partida nos últimos 10 anos e que citei o lance do gol no início do texto, correu pra torcida igual um garoto. A situação era tão crítica que comemoraram como se fosse o título, lembrou um pouco a final contra a Argentina na Copa de 2014. Tinha choro, um abraçando o outro, desabafo e tudo o que o momento proporcionava.

No quinto confronto entre Suécia e Alemanha em Copas do Mundo, outra vez os atuais campeões levaram a melhor e venceram por 2 a 1, com exceção de 1958 quando os suecos fizeram 3 a 1 e acabaram derrotados na final para o Brasil de Pelé.

Como os classificados do Grupo E enfrentam os do Grupo F nas oitavas, um duelo entre Brasil e Alemanha está se desenhando. Revanche?

A vida da Alemanha ainda não está resolvida no grupo, existe o risco de ser eliminada, mas é improvável que aconteça um tropeço diante da Coréia do Sul. O confronto acontecerá na quarta-feira (27), às 11 horas, no Kazan Arena. No mesmo dia e horário a Suécia encara o México, no Ekaterinburg Arena.

 

Classificação

Grupo A

1) Rússia – 6 pontos
2) Uruguai – 6 pontos
3) Egito – 0 ponto
4) Arábia Saudita – 0 ponto

Grupo B

1) Espanha – 4 pontos
2) Portugal – 4 pontos
3) Irã -  3 pontos
4) Marrocos – 0 ponto

Grupo C

1) França – 6 pontos
2) Dinamarca – 4 pontos
3) Austrália – 1 ponto
4) Peru – 0 ponto

Grupo D

1) Croácia – 6 pontos
2) Nigéria – 3 pontos
3) Islândia – 1 ponto
4) Argentina – 1 ponto

Grupo E

1) Brasil – 4 pontos
2) Suíça – 4 pontos
3) Sérvia – 3 pontos
4) Costa Rica – 0 ponto

Grupo F

1) México – 6 pontos
2) Alemanha – 3 pontos
3) Suécia – 3 pontos
4) Coréia do Sul – 0 ponto

Grupo G

1) Bélgica – 6 pontos
2) Inglaterra – 3 pontos
3) Tunísia – 0 ponto
4) Panamá – 0 ponto

Grupo H

1) Japão – 3 pontos
2) Senegal – 3 pontos
3) Polônia – 0 ponto
4) Colômbia – 0 ponto

 

Jogos de amanhã

09h – Grupo G: Alemanha x Panamá, Nizhny Novgorod Stadium
12h – Grupo H: Japão x Senegal, Ekaterinburg Arena
15h – Grupo H: Polônia x Colômbia, Kazan Arena

 

Por Leonardo Assad Aoun, jornalista esportivo

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras