Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 16/02/2018 22:02 - Atualizada em: 17/02/2018 16:44
Museu Regional de São João del-Rei recebe a Exposição "Fragmentos do Cotidiano"
Fotógrafa retrata São João del-Rei a partir de Reflexos

Fotógrafa Thais Andressa

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Museu Regional inaugura no dia 22 de fevereiro a exposição "Fragmentos do Cotidiano", da fotógrafa Thais Andressa. A mostra que é composta por 40 fotografias realizadas na cidade de São João del-Rei, ficará em cartaz até o dia 1º de abril de 2018. No projeto de Exposição apresentado, as ruas da cidade serão retratadas através dos reflexos, visando uma proximidade com a fotografia artística. Nas imagens abrangidas pela proposta, há uma busca por um olhar diferente do tradicional, dando um toque "surrealista" a partir de reflexos e certas distorções que eles proporcionam. Os detalhes das imagens proporcionados pelos reflexos em poças d'água, ás vezes passam despercebidos, mas contém uma narrativa peculiar, artística e poética.

Uma cidade está em constante transformação e registrar o curso dessas mudanças é guardar um resquício da história. O projeto de exposição contempla ainda questões da memória social coletiva e identidade cultural. A escolha da fotografia se dá acima de tudo porque, como dirá Roland Barthes (1980), através dela é possível "fazer, experimentar e olhar". Já para o estudioso Rubens Fernandes Junior a fotografia é expressão artística autoral, forma autônoma de expressão, uma narrativa visual com grande poder informativo e linguagem portadora de ideias culturais. Os Fragmentos referem-se a recortes de uma história que resiste ao tempo. 

Thais Andressa é estudante do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), já realizou duas outras exposições fotográficas. "Paisagem, Memória e Tradição", foi exposta no Solar da Baronesa, durante o 29° Inverno Cultural da UFSJ, festival no qual teve também uma de suas fotografias estampada na capa do livro do 17º Concurso de Poesias da instituição. Durante o I° Simpósio de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (SIAUS), promovido pelo Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), a estudante teve selecionado para integrar uma mostra coletiva, o trabalho "Espelho do Cotidiano", cuja narrativa também foi trabalhada a partir dos reflexos. O ensaio sobre os reflexo foi também publicado na 1ª edição da Revista Rasante- A cidade Submersa. A revista Rasante, publicada no Estado de São Paulo, propõe uma discussão entre as representações artísticas e a cidade, buscando suas intersecções e poéticas compartilhadas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras