Radares da rodovia BR-265 quando estavam cobertos com saco plásticos. Imagem extraída do WhatsApp do movimento Somos Todos Vítimas da BR-265
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Os radares das rodovias federais que cortam Minas Gerais e que estavam desligados e cobertos com plástico já voltaram a operar, ao todo, são 906 trechos de velocidade monitorada em rodovias federais que cortam a maior malha rodoviária do Brasil.
Os radares foram desligados, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), devido a suspensão dos contratos de operação dos aparelhos, isso se deu devido à interposição de diversos recursos jurídicos nas licitações para o Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, o que obrigou o governo a usar recursos emergenciais na gestão dos radares, mas, com o tempo, de acordo com Dnit, essa medida extrapolaria os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que levou à suspensão dos contratos.
Os motoristas de Lavras que saírem de viagem de férias ou para o recesso de fim de ano devem ficar atentos também, com cinco novos radares do Departamento de Edificações, Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) passaram a autuar motoristas em estradas estaduais. Dois deles foram acionados na MGC-452, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nos Kms 172,5 e 173. Outros dois estão na BR-383, em Piranguçu, no Sul de Minas, nos Kms 380,1 e 383,9. O quinto radar fica em Lavras, ele fica na rodovia MGC-354, que liga Lavras a Luminárias, na altura do km 612.
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