Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 11/07/2017 11:54 - Atualizada em: 11/07/2017 18:13
Os 85 anos do 8º Batalhão serão comemorados com Concerto Musical em Lavras
A comemoração será realizada amanhã, no auditório do Unilavras, com músicos de Lavras, Patos de Minas e Poços de Caldas

Sede do 8º Batalhão PM, em Lavras (Foto: Arquivo Jornal de Lavras)

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O 8º Batalhão de Polícia Militar vai comemorar seus 85 anos de instalação em Lavras com um Concerto da Banda de Música da 6ª Região e convidados da Banda da 10ª Região, com sede em Patos de Minas, e 18ª Região de Poços de Caldas. O Concerto Musical será realizado no dia 13, a partir das 19h30, no auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), com entrada franca.

No dia 11 de julho de 1932, o coronel Fulgêncio de Souza Santos assumia o comando do 8º Batalhão de Caçadores Mineiro, o coronel Fulgêncio foi o primeiro comandante do Batalhão, em Belo Horizonte. Dois dias depois que assumiu o comando do 8º Batalhão, o coronel Fulgêncio de Souza Santos morreu em decorrência de uma bala no setor do Túnel, em Passa Quatro, cenário da Revolução de 1932. A morte do coronel Fulgêncio foi no dia 13 de julho de 1932, no mesmo dia assumiu o comando do 8º Batalhão o tenente-coronel José Persilva.

No dia 28 de fevereiro de 1934, pelo decreto 11.238, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro, deu por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros a cidade de Lavras. Em 21 de março chegava a Lavras o primeiro contingente que compunha esse batalhão, instalando-se definitivamente e foi célula do nosso 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.

No comando do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros estava o tenente-coronel Persilva, ele chegou a Lavras com um efetivo que girava em torno de 300 homens, sendo sua maioria casados. A instalação da unidade militar em Lavras foi muito comemorada, tanto que os lavrenses prepararam, no dia 30 de julho, uma celebração religiosa na matriz de Sant'Anna, uma missa solene em memória do coronel Fulgêncio de Souza Santos e seus intrépidos companheiros mortos no setor do "Túnel", em Passa Quatro, na revolução de 1932.

O Batalhão se instalou na praça Augusto Silva, em um casarão na esquina com a rua Raul Soares, onde hoje é a sede da igreja Sara Nossa Terra e uma agência bancária. No dia 14 de janeiro de 1936 é iniciado o serviço de terraplanagem no alto do bairro Santa Efigênia, para a construção do Quartel do 8º Batalhão dos Caçadores Mineiros, hoje, 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. Neste trabalho se empenharam, além dos soldados da Companhia, mais 13 presos da cadeia local, colocados a disposição da administração pelo chefe de polícia.

No dia 21 de fevereiro de 1938, inaugura-se às 14h30, o segundo pavilhão de novo quartel do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, o qual no dia seguinte alojaram-se as 2ª e 3ª Companhias de Metralhadoras Pesadas, que se encontravam acantonadas em dois prédios da praça Dona Josephina, onde hoje está o Cislav (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e outro acima da capela do Colégio de Lourdes. A inauguração solene foi presidida pelo coronel Alvino Alvim de Menezes, comandante geral da Força Pública de Minas Gerais.

No dia 1 de maio de 1938 o coronel José Persilva deixa Lavras, ele foi transferido para o comando do 5º Batalhão de Caçadores Mineiros, de Belo Horizonte, passando o comando do 8º Batalhão, aquartelado em Lavras, ao coronel Affonso Elias Praes.

Passaram-se 54 anos e no dia 29 de abril de 1986 é instalado em Lavras, no 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais o Comando de Policiamento de Área-6, da PM, com jurisdição, além do 8º Batalhão, sobre o 12º Batalhão de Passos, o 24º de Varginha e o 20º de Pouso Alegre. O primeiro comandante do Comando de Policiamento de Área-6 foi o coronel João César Chiari Campolina. Hoje é denominada 6ª Região de Polícia Militar, que tem como comandante o coronel Giovani de Souza Silva (foto abaixo).

No comando do 8º Batalhão hoje está o tenente-coronel Renan Santos Chaves (foto abaixo), que assumiu o comando da unidade no dia 17 de fevereiro deste ano, o tenente-coronel Renan se destaca por ser um militar de ação, por estar junto com seus comandados em todas as ações.

  

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras