Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 17/06/2017 11:18 - Atualizada em: 17/06/2017 16:26
Idealizado por estudante da Ufla, Prima Café vence Startup Weekend Lavras
Proposta voltada para o agronegócio foi destaque do Startup Weekend Lavras

Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Tirar do papel uma ideia e transformá-la em realidade foi a missão de cerca de 100 jovens e profissionais que durante 54 horas puderam vivenciar intensamente como nasce uma startup. Um clima de competição, compartilhamento e descontração tomou conta dos participantes e mentores no Startup Weekend Lavras. Uma banca de especialistas avaliou 12 projetos. O evento foi promovido nesse mês pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Durante o primeiro dia do Startup Weekend Lavras, uma fila foi formada e os participantes tiveram 60 segundos para "vender" a sua ideia. Um dos projetos idealizados e ganhador do evento foi uma startup voltada para o agronegócio. A proposta é fruto de um trabalho realizado pelo estudante de Engenharia Agrícola da Ufla Pedro Rodolfo Bianchim de Oliveira.

Ele explicou que, ao desenvolver um trabalho junto com um doutorando da Ufla em uma plantação de café, usando uma colheitadeira, percebeu que a máquina não colhia de maneira eficiente os grãos, quebrando diversos galhos, o que prejudicava a safra seguinte.

Dessa forma, ele pensou em desenvolver um sensor que controlasse a vibração das colheitadeiras, evitando danificar os galhos. Entretanto, ao tentar validar a ideia com diversos cafeicultores, percebeu-se que esse problema não existia. Por outro lado, no momento de validação, foi encontrado outra dificuldade relacionado à colheita seletiva de grãos que não era realizada pela máquina. Com isso, surgiu a ideia de criar um sensor com análise de imagens acoplado à esteira da colheitadeira que permitisse fazer uma análise de precisão da quantidade de grãos maduros, verdes, resíduos, bem como a produtividade por área.

Em seguida, informações eram processadas e enviadas para o computador ou smartphone do produtor/gestor, possibilitando ações corretivas e precisas em tempo real. A equipe multidisciplinar formada pelo idealizador e pelos alunos da Ufla Rafael Vilela (Administração), Erivelton Neves (Engenharia de Materiais), pela a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Maria Cristina Angélico e pelo engenheiro de telecomunicações do Inatel Takaite Takehara desenvolveram o conceito que originou o Prima Café.

Voltado para agricultura de precisão, o Prima Café tem o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade do produto por meio do dispositivo vCoffee, formado por um software e hardware. A comercialização de produtos agrícolas é uma das características observadas na economia brasileira, que é responsável por grande parte da produção latino-americana e mundial.

Entre os itens mais valorizados na economia nacional, destacam-se o café, sendo que o Brasil é considerado o maior produtor e exportador mundial, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café, 2016).

Os investimentos em melhoria da qualidade do café têm atraído cada vez mais para o Brasil um público que antes recorria sempre a outros países, como a Colômbia, conhecida por sua qualidade. A chefe de gabinete do reitor da Ufla, Josiana Muniz de Paiva Barsante, que é uma das juradas do Startup Weekend Lavras, destacou que a universidade tem uma política de investimento em empreendedorismo e inovação. Segundo ela, as startups são as "meninas dos olhos" do reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, pelo potencial de valorização intelectual, de pensar e de propor que elas oferecem aos estudantes. Josiana ressaltou ainda que o espírito inovador dos alunos formados na Ufla podem fazer diferença no mercado de trabalho. "Foi a minha primeira experiência, eu nunca tinha participado, já tinha ouvido falar sobre o Startup Weekend. E para nós é um grande desafio porque foram 12 ideias muito bacanas. A a gente vê o entusiasmo, a emoção dos meninos e nos comovemos com isso. É difícil ser técnico o suficiente no final para conseguirmos selecionar as melhores propostas".

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufla, João José Granate de Sá e Melo Marques, um dos apoiadores do Startup Weekend frisou que eventos como esse fomentam a cultura empreendedora dentro da universidade, promovendo ideias que podem ajudar a sociedade por meio de soluções inovadoras.

O evento contou com a participação do prefeito de Lavras, José Cherem, do professor José Roberto Soares Scolforo, do diretor na InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, e demais profissionais empreendedores.

Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. O evento já contou com a participação de mais de 400 mil pessoas no mundo.

Fonte: Ascom/InovaCafé

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras